O Rio Innovation Week (RIW), um dos mais importantes eventos de Inovação e Tecnologia já realizado na América Latina e encerrado no último no domingo, 16 de janeiro, deve gerar, segundo estimativas da organização, mais de R$ 300 milhões em novos negócios. O encontro foi tão bem-sucedido que terá uma nova edição acontecendo ainda este ano entre os dias 10 e 13 de novembro.
Ao todo, foram mais 48 mil visitantes e 500 palestrantes de diversas temáticas, distribuídos em 19 palcos e compondo 750 horas de conteúdo. Cerca de 1.500 startups marcaram presença na edição, além de 200 expositores, mil investidores e representantes de delegações da Estônia, Rússia, Israel e Hong Kong.
A Softex também este presente no RIW apresentando na Vila da Ciência do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) três importantes programas sob sua gestão: o Conecta Startup Brasil, que visa fomentar projetos de inovação que tenham compatibilidade com o mercado e com grandes empresas; o MCTI Futuro, voltado à capacitação tecnológica em larga escala de pesquisadores e estudantes em tecnologias emergentes; e o Projeto Setorial Brasil IT+, o maior e mais abrangente plano de internacionalização competitiva de empresas desenvolvedoras de software e prestadoras de serviços e realizado em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).
Caio Bastos, analista de novos negócios e parcerias para o Distrito Digital da Softex, integrou a grade de palestrantes do RIW no painel sobre internacionalização que contou com as participações de Thiago Silveira, Head da InvestHK, e Cláudio Goldemberg, presidente da Câmara Brasil Israel de Comércio e Indústria.
“Este evento foi uma oportunidade para que projetos ligados ao ministério possam ter outras visões, outros horizontes e chegarem mais longe por meio das conexões e conhecimentos captados aqui”, destacou o ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, Marcos Pontes, que conversou ao vivo durante o RIW com Richard Branson, fundador do grupo Virgin e responsável por uma das primeiras viagens de turismo espacial no planeta.
Segundo Fábio Queiróz, um dos idealizadores e presidente do Conselho Organizador do Rio Innovation Week, “nossa meta foi criar um ambiente de estímulo aos negócios, com novas pesquisas, a cultura do empreendedorismo, um melhor trabalho em diferentes elos da cadeia de mercado e visibilidade para toda a produção em desenvolvimento”.
Veja como foi a participação da Softex no RIW: