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Serviços de TIC transacionados com o mercado internacional cresceram 7,7%

O relatório “Indústria de Software e Serviços de TIC no Brasil: caracterização e trajetória recente” identifica, também, que após dois anos de desaceleração no volume de serviços de TIC transacionados com o mercado internacional, o Brasil apresentou estabilidade em 2020, movimentando US$ 8,5 bilhões em negócios, um incremento de 7,7% que nos coloca na 24ª posição na corrente de comércio mundial.

Esse resultado foi motivado pelo desempenho de serviços computacionais – que reúne serviços de hardware e software, cresceu 10,6%. e respondeu por 82,7% do total da corrente de comércio do período. Quanto aos demais segmentos, Serviços de TI também registraram aumento de 7,5% no período, porém, o seu impacto no total das transações é baixo, pois a participação é de apenas 3,5%. Por outro lado, houve contração de 6,9% no volume de serviços de telecom, contendo o avanço das movimentações. Esse segmento contribuiu com 13,8% do comércio internacional do setor.

Desde o início da série histórica, em 2005, o Brasil exibe déficit na balança comercial de serviços do setor de TI e telecomunicações: o País adquire mais serviços de Tecnologia da Informação e Comunicação do que fornece ao exterior. Em 2020, o saldo registrou saída de US$ 3,5 bilhões, que aprofundou o déficit comercial em 25,2% no ano. Apesar do déficit comercial histórico, cabe ressaltar que o crescimento médio anual das exportações foi bastante superior ao das importações no período – de 13,8%, comparado com 7,8% das importações, entre 2005 e 2020. Uma extrapolação realizada pelo Observatório Softex aponta que se este ritmo continuasse, a balança de serviços do setor poderia vir a ser superavitária em quinze anos, ou seja, em 2037.

“Não podemos pensar na expansão do mercado de TIC brasileiro sem levarmos em consideração o horizonte do mercado internacional e a importância de ampliar a nossa presença global”, destacou o ministro da Ciência Tecnologia e Inovação, Paulo Alvim, durante a apresentação dos resultados.

Para obter gratuitamente a íntegra o relatório acesse https://softex.br/inteligencia/

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