Elas trabalharão para solucionar um dos 237 desafios reais mapeados pelas 50 empresas que aderiram ao Programa em agosto
O Conecta Startup Brasil acaba de divulgar o resultado das 100 equipes empreendedoras e startups em estágio inicial (early stage) de todo o país pré-selecionadas para participar do Programa. Os projetos poderão receber até R$ 200 mil em aportes.
Resultado de uma ação conjunta entre o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), a Softex e o parceiro executor, o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), o Conecta Startup Brasil se destaca por apoiar startups e empreendedores em estágio inicial localizados em todas as regiões do país.
“O grande diferencial do programa é que esses empreendedores terão a chance de desenvolver soluções inovadoras para demandas reais das empresas, ao mesmo tempo em que se prepararão para os desafios do mercado”, explica Paulo Alvim, secretário de Empreendedorismo e Inovação do MCTIC.
“As equipes selecionadas terão oportunidade de testar suas habilidades e desenvolver o caráter empreendedor de seus futuros negócios. Essa oportunidade, oferecida pelo programa Conecta Startup Brasil, é fundamental para estimular o ambiente de inovação no país”, afirma o presidente da ABDI, Igor Calvet.
Diônes Lima, vice-presidente da Softex, destaca que nesse projeto a principal preocupação foi expandir a cultura empreendedora para todas as regiões do país. “Por isso, foram selecionadas pela banca examinadora 100 equipes, totalizando 386 empreendedores, sendo 20 times de cada região. O Conecta Startup Brasil é um programa de abrangência nacional, mas com atividades regionalizadas que visam aumentar a densidade do ecossistema de inovação”, pondera.
As equipes trabalharão para solucionar um dos 237 desafios reais mapeados pelas 50 empresas que aderiram ao Programa em agosto, entre as quais estão 3M, Grupo Boticário, Natura, Usiminas, Votorantim Cimentos, Johnson & Johnson, Fiat e BASF.
Das 1.877 equipes empreendedoras e startupsinscritas, temos 2. 908 empreendedores dos quais 31,6% são mulheres e 68,4% homens. Desse total, 38,1% têm curso superior completo ou pós-graduação, 9,8% são mestres, 25,6% não concluíram o curso superior e 26,5% possuem outras opções de formação.
Já em relação à participação por região, 27,8% dos inscritos são do Sudeste, 26,3% do Nordeste, 19,5% do Sul, 14,4% do Norte e 12% do Centro-Oeste. Na divisão pelo maior número de inscritos, São Paulo lidera com 190, seguido pelo Rio de Janeiro (127), Santa Catarina (119), Paraná (118) e Rio Grande do Sul (111).
Para conhecer a relação preliminar das 100 equipes empreendedoras e startups pré-selecionadas acesse https://conectastartupbrasil.org.br/edital/.