Pesquisar
Close this search box.

ApexBrasil e Softex renovam convênio do Projeto Setorial de exportação

Uma solenidade realizada na manhã desta terça-feira (17), no Palácio do Planalto, em Brasília, marcou a renovação do convênio do Projeto Setorial Brasil IT+ para o biênio 2024-2025. O evento contou com a presença do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva; do vice-presidente, Geraldo Alckmin; do presidente da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), Jorge Viana; do presidente da Softex, Ruben Delgado; e do presidente do Sebrae, Décio Lima.

Este projeto representa o maior e mais abrangente plano de internacionalização competitiva já implementado no Brasil para empresas desenvolvedoras de software e prestadoras de serviços, reafirmando o compromisso do país em expandir sua presença no cenário global de tecnologia e inovação.

“A renovação deste convênio para o próximo biênio reforça a importância estratégica da internacionalização como caminho para o crescimento sustentável e a inovação. Ao apoiar empresas brasileiras na entrada em novos mercados, o Brasil IT+ promove a diversificação de riscos e protege os negócios contra flutuações econômicas internas, além de fortalecer a credibilidade das marcas no cenário global. A parceria também incentiva o desenvolvimento tecnológico e a adaptação a novas demandas, impulsionando a competitividade das empresas e a relevância do Brasil no cenário internacional de tecnologia e inovação”, disse Ruben Delgado, presidente da Softex.

Nesse novo ciclo, além das empresas as startups e os ICTs também poderão aderir ao programa e participar de atividades estratégicas de apoio à internacionalização, incluindo acesso a estudos de inteligência de mercado, eventos de capacitação e mentorias. Além da participação em missões e eventos internacionais em países apontados como mercados prioritários, será desenvolvida também uma agenda nacional com eventos que fomentem conexões e networking.

Iniciado em 2005, o Projeto Setorial Brasil IT+ tem por objetivos gerar novas oportunidades de negócios no mercado internacional para as companhias brasileiras participantes, ampliar o volume de exportações, aumentar a exposição da indústria brasileira de TI e fortalecer a imagem do Brasil como um centro mundial de excelência no setor.

Nos últimos 19 anos, o Projeto Setorial Brasil IT+ já envolveu mais de 1.000 empresas interessadas em expandir suas operações internacionalmente. O volume de negócios gerado pelas empresas participantes do Projeto atingiu US$ 793 milhões em 2023 e o número de empresas participantes cresceu de 175, em 2022, para 230. Já o número de empresas exportadoras no Projeto aumentou 67%, passando de 59 para 88.

Clique aqui para saber mais sobre o Projeto Setorial Brasil IT+ e todos os benefícios que ele oferece às empresas aderidas.

Por Karen Kornilovicz
Agência Softex

Rolar para cima