Pesquisa global da EY, uma das maiores empresas de consultoria e auditoria do mundo, aponta que a agenda ESG (Ambiental, Social e Governança) já direciona a decisão de 99% dos investidores no Brasil.
Para auxiliar as empresas a alcançarem suas metas em ESG em sinergia com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU e utilizando recursos de benefícios fiscais previstos em Lei, a Softex criou o LISSoftex, um laboratório de inovação social que propõe um novo modelo de relacionamento entre as empresas doadoras e as iniciativas de impacto por meio do compartilhamento e da mitigação de riscos. Uma das ações do laboratório é a ferramenta de investimento combinado, na qual para cada real doado pela iniciativa privada, a Softex realiza um aporte econômico ou financeiro no mesmo montante.
Nesta quinta-feira (5), no Rio Innovation Week, a Softex lançou a primeira rodada de captação para levantar R$1 milhão para investimento no programa Ela Empoder@ + Amazônia por meio do LISSoftex.
A iniciativa tem como público prioritário empresas de médio e grande porte que possuam estratégia de ESG e perfil engajado em ações com foco na geração de impacto positivo e sustentabilidade. O tíquete mínimo é de R$ 100 mil.
“As chamadas públicas conferem mais transparência e segurança ao processo de doação. Por meio do LISSoftex, as empresas têm a oportunidade de contribuir para causas sociais de impacto fazendo uso de benefícios fiscais como, por exemplo, a doação de recursos para o abatimento do Imposto de Renda Pessoa Jurídica (IRPJ). Uma vez atingida a meta, o projeto tem início”, explica Ruben Delgado, presidente da Softex.
O primeiro programa a ser executado pelo LISSoftex, o Ela Empoder@+ Amazônia, tem por objetivo capacitar e apoiar, por meio de mentorias, workshops e -networking, negócios em estágio inicial liderados por mulheres na região da Amazônia voltados à solução de problemas nas áreas de logística, sustentabilidade e conservação ambiental; acesso a mercados e cadeias de suprimentos; mudanças climáticas, desigualdade social, saúde, infraestrutura e educação.
“O Ela Empoder@ é o braço de empreendedorismo feminino e diversidade da Softex. Ela nasceu com o objetivo de promover o empoderamento feminino nas comunidades empreendedoras e de impulsionar negócios com a presença de mulheres em sua fundação ou em cargos de liderança”, conclui Ruben Delgado.
Para mais detalhes sobre a rodada de captação do LISSoftex, que estará aberta até 31 de dezembro de 2023, acesse https://lis.softex.br/editais/