Curso de Introdução ao MPS.BR (C1-MPS.BR) Porto Alegre/RS – 14 e 15 de maio de 2009 (5ª e 6ª)

A SOFTEX, coordenadora do MPS.BR, e a SOFTSUL – Associação Sul-riograndense de Apoio ao Desenvolvimento de Software, comunicam as condições para inscrição no Curso de Introdução ao MPS.BR (C1-MPS.BR), em Porto Alegre/RS.

Data: 14 e 15 de maio de 2009 (quinta e sexta-feira) Horário: 08h30 às 12h00 – 13h30 às 18h00 (16 horas) Local: Swan Tower Porto Alegre – Av. Cristovão Colombo, 3192 – Higienópolis – Porto Alegre-RS Instrutor: Carlos Alberto Becker

Mestrando em Administração pelo MAN/PUCRS e Bacharel em Administração de Empresas pela UNISINOS. É credenciado pela SOFTEX como Coordenador da Instituição Implementadora SOFTSUL (II-MPS.BR), Implementador MPS.BR desde 2004 e instrutor oficial do modelo MPS.BR – Melhoria de Processo do Software Brasileiro. Liderou três edições do projeto Cooperativa MPS.BR SOFTSUL, envolvendo ao todo 12 empresas do RS. Atualmente é diretor da Software Process Consultoria onde atua como gerente de projetos, consultor, instrutor e avaliador em iniciativas de melhoria de processos de software com base nos modelos CMMI e MPS.BR. Participou da Comissão de Estudos CE 21:007.10 – Avaliação de Processos de Software da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). Exerce cargo de Diretor de Qualidade da SUCESU – Sociedade dos Usuários de Informática e Telecomunicações do RS.

Objetivos: • Apresentar uma introdução ao MPS.BR, com foco no Modelo de Referência MR-MPS, publicado no Guia Geral, e que possui conformidade com as Normas Internacionais ISO/IEC 12207 e ISO/IEC 15504 sendo também compatível com o CMMI. • Apresentar o Método de Avaliação MA-MPS. • Mostrar os passos para um profissional ser qualificado como Implementador e/ou Avaliador MPS.

Público Alvo: Profissionais interessados na melhoria de processos de software, com base no Modelo de Referência MR-MPS e no Método de Avaliação MA-MPS.

Pré-requisito: Não há pré-requisito para inscrição neste curso. Mas, este curso é pré-requisito para: • participação como representante da sua empresa na equipe de avaliação oficial do MPS.BR • inscrições futuras em Provas de Introdução ao MPS.BR (P1-MPS.BR), Cursos para Implementadores do MPS.BR (C2-MPS.BR) , Cursos para Avaliadores do MPS.BR (C3-MPS.BR).

Inscrições: – R$ 600,00 (seiscentos reais) – INSCREVA-SE AQUI – O curso será realizado com um mínimo de vinte (20) e um máximo de quarenta (40) inscrições efetivamente pagas e comprovadas até o dia 12 de MAIO de 2009.

– Confirmação da Inscrição: A inscrição será considerada confirmada mediante pagamento do boleto bancário, ou caso negociada a forma de pagamento com a(o) responsável pelos cursos.

– Desistência: Em caso de cancelamento de inscrição (após pagamento) não haverá reembolso, somente substituição de participante(s) ou concessão de crédito para futuros eventos. No entanto, para que ocorram tais substituições, ou créditos, solicitamos que nos envie um e-mail com antecedência de 5 dias da data do evento.

– Crédito: O crédito terá validade para 2 meses (a partir da data da ocorrência), após este período o crédito perde a validade.

– Substituição de inscritos: Mediante comunicação por e-mail do participante ou da empresa até cinco dias antes do evento.

– Certificado: O certificado de participação no curso será providenciado após confirmarmos o pagamento do evento, a assinatura na lista de presença e recebermos as avaliações individuais do referido curso.

– Cancelamento do evento: Apesar de remoto, o evento poderá ter sua data de realização e/ou local alterados em função do “quórum”. Caso isso venha a ocorrer, e considerando que as alterações não lhe sejam convenientes, você poderá optar pelo “reembolso integral do valor investido” ou um crédito para outro evento.

– Não emissão de notas fiscais: Para fins de não incidência na fonte do IRPJ, da CSLL, da Cofins, e da contribuição para o PIS/Pasep, a que se refere o art. 64 da Lei nº 9.430, de 27 de dezembro de 1996, a Softex é uma entidade sem fins lucrativos (art. 20, inciso IV) de caráter jurídica de direito privado sem fins lucrativos como Organização da Sociedade Civil de Interessa Público – OSCIP, isenta de impostos e contribuições federais tendo em vista preencher todos os requisitos dispostos no artigos 15 da Lei nº 9.532 de 01/01/1998, não se sujeitando ainda às retenções dos tributos mencionados na Lei nº 10833/2003 sobre suas receitas vinculadas à sua atividade social. E, também, dispensada da emissão de notas fiscais de serviços, nos termos do Decreto Municipal de Campinas nº 11794/1995, para comprovação e recebimento das suas receitas. Dessa forma, quando necessário, emitimos recibos.

Recomendações: – Recomenda-se que os inscritos levem o Guia Geral do MPS.BR versão 1.2 impresso. O documento está disponível no site do MPS.BR na seção Guias.

Direitos Autorais: Este curso não poderá ser gravado, filmado, ou ter seus materiais reproduzidos sem autorização prévia e expressa da Sociedade SOFTEX, que é detentora de todos os direitos autorais.

Contatos: SOCIEDADE SOFTEX Cleide Gonçalves mpsbr@nac.softex.br Tel.: (19) 3287.7060 Fax: (19) 3287.7150

Informações complementares: O Curso de Introdução ao MPS.BR é pré-requisito para Provas de Introdução ao MPS.BR. Por sua vez, Cursos e Provas de Introdução ao MPS.BR são pré-requisitos para: o Curso e Prova de Implementadores MPS.BR o Curso e Prova de Avaliadores MPS.BR