Curso para Implementadores do MPS.BR (C2-MPS.BR)
Rio de Janeiro/RJ – 23, 24 e 25 de Julho de 2008 (4ª, 5ª e 6ª)

A Sociedade SOFTEX, coordenadora do MPS.BR, e a COPPE/UFRJ comunicam as condições para inscrição no Curso para Implementadores do MPS.BR (C2-MPS.BR), com 24 horas de duração:

Data: 23, 24 e 25 de Julho de 2008 (4ª, 5ª e 6ª)
Horário: 8h00 às 12h00 e 14h00 às 18h00 (24 horas)
Local: Rio Copa Hotel – Av. Princesa Isabel, 370 – Copacabana

Instrutor: Mariano Angel Montoni, M. Sc.

Doutorando em Engenharia de Sistemas e Computação (COPPE/UFRJ), Mestre em Engenharia de Software (COPPE/UFRJ, 2003), Bacharel em Ciências da Computação (UFBA, 2001), Membro da Equipe Técnica do Modelo MPS.BR, Instrutor oficial do MPS.BR credenciado pela Softex, Instrutor de cursos de especialização na área de Qualidade de Produtos e Processos de Software e Desenvolvimento Orientado a Objeto, Consultor para Implementação do MPS.BR e CMMI, Consultor para Implementação de Processos de Software no Projeto Qualisoft da RioSoft desde 2003, Gerente de Desenvolvimento do Projeto TABA e do Projeto Conhecer da COPPE/UFRJ.

Instrutor: Gleison dos Santos Souza

Doutorando em Engenharia de Sistemas e Computação (COPPE/UFRJ), Mestre em Engenharia de Software (COPPE/UFRJ, 2003), Bacharel em Ciências da Computação (UFRJ, 2000), Avaliador Líder do Modelo MPS.BR, Instrutor de cursos de especialização na área de Desenvolvimento Orientado a Objeto,
Consultor para Implementação do MPS.BR e CMMI, Consultor para Implementação de Processos de Software no Projeto Qualisoft da RioSoft desde 2003, Gerente de Desenvolvimento de projetos de desenvolvimento de ambientes de engenharia de software da COPPE/UFRJ.

Objetivos do curso:

Apresentar e detalhar os resultados dos processos de software do Modelo de Referência para Melhoria de Processo de Software (MR-MPS), publicados no Guia Geral MPS.BR (disponível no Portal SOFTEX http://www.softex.br/mpsbr) – que foi desenvolvida em conformidade com as Normas Internacionais ISO/IEC 12207 e ISO/IEC 15504 e é compatível com o CMMI.

Apresentar os principais conceitos para implementação dos resultados.
Apresentar fatores não técnicos para implantação de processos de software.
Realizar exercícios para fixação de conceitos e sobre a elaboração de um processo de software de acordo com o MPS.BR.
Exercitar como preparar uma organização na preparação para uma avaliação MPS.BR.

Público-alvo do curso:

Este curso destina-se a profissionais envolvidos na definição e implementação de processos de software, sejam eles gerentes de controle de qualidade, gerentes de projetos ou engenheiros de software de forma geral.

Pré-requisito do curso:

– Curso de Introdução ao Modelo MPS.BR (C1)
– Aprovação na Prova de Introdução ao Modelo MPS.BR (P1)

Inscrição no curso:
– R$ 900,00 (novecentos reais)
– O curso será realizado com um mínimo de vinte (20) e um máximo de trinta (30) inscrições efetivamente pagas e comprovadas até o dia 17 de JULHO de 2008, para o e-mail mpsbr@nac.softex.br ou o fax (19) 3287.7150, informando o nome do inscrito e do Curso referente.

Recomendações:
– Recomenda-se que os inscritos levem o Guia de Implementação do MPS.BR impresso. O documento está disponível no site do MPS.BR na seção Guias.

Direitos Autorais:

Este curso não poderá ser gravado, filmado, ou ter seus materiais reproduzidos sem autorização expressa da Sociedade SOFTEX, que é detentora de todos os direitos autorais.

Contatos:
Elidiane Barroso
mpsbr@nac.softex.br
Tel: (19) 3287.7060
Fax: (19) 3287.7150

Taísa Guidini Gonçalves
taisa@cos.ufrj.br
Tel: (21) 2562-8698