Curso de Introdução ao MPS.BR (C1-MPS.BR)
Rio de Janeiro/RJ – 29 e 30 de julho de 2010 (5ª e 6ª)

A COPPE/UFRJ, comunica as condições para inscrição no Curso de Introdução ao MPS.BR (C1-MPS.BR), no Rio de Janeiro/RJ.

Data: 29 e 30 de julho de 2009 (5ª e 6ª)
Horário: 09h00 às 18h00
Local: Auditório do Centro de Gestão Tecnológica (CGTEC) da COPPE, CT2, Rua Moniz de Aragão, s/nº, Ilha do Fundão, Cidade Universitária. Ponto de referência: atrás do Bloco I.

Instrutores: Reinaldo Cabral Silva Filho e Marcos Kalinowski

Mini currículo: Reinaldo Cabral Silva Filho

Doutorando em Engenharia de Sistemas e Computação (COPPE/UFRJ), Mestre em Engenharia de Software (COPPE/UFRJ, 2006), Especialista em Tecnologia da Informação (UFAL, 2000), Bacharel em Ciências da Computação (UFAL, 1998), Avaliador Adjunto do Modelo MPS.BR, Instrutor Oficial MPS.BR credenciado pela Softex, Consultor para Implementação do MPS.BR e CMMI. Possui mais de 10 anos de experiência em Engenharia de Software, participando de diversos projetos no setor público e privado. Possui experiência em docência no ensino superior e em cursos de pós-graduação em Engenharia de Software.

Mini currículo: Marcos Kalinowski

Doutorando e mestre em Engenharia de Software pela COPPE/UFRJ. Membro da equipe de Engenharia de Software Experimental da COPPE/UFRJ. Instrutor, Implementador, Avaliador e membro da equipe técnica do MPS.BR, sendo afiliado à Instituição Implementadora e Instituição Avaliadora COPPE/UFRJ. Professor da pós-graduação e-IS Expert da UFRJ. Diretor da Kali Software desde 2004.

Objetivos:

• Apresentar uma introdução ao MPS.BR, com foco no Modelo de Referência MR-MPS, publicado no Guia Geral, e que possui conformidade com as Normas Internacionais ISO/IEC 12207 e ISO/IEC 15504 sendo também compatível com o CMMI.
• Apresentar o Método de Avaliação MA-MPS.
• Mostrar os passos para um profissional ser qualificado como Implementador e/ou Avaliador MPS.

Público Alvo: Profissionais interessados na melhoria de processos de software, com base no Modelo de Referência MR-MPS e no Método de Avaliação MA-MPS.

Pré-requisito: Não há pré-requisito para inscrição neste curso. Mas, este curso é pré-requisito para:
• participação como representante da sua empresa na equipe de avaliação oficial do MPS.BR
• inscrições futuras em Provas de Introdução ao MPS.BR (P1-MPS.BR), Cursos para Implementadores do MPS.BR (C2-MPS.BR), Prova para Implementadores do MPS.BR (P2-MPS.BR), Cursos para Avaliadores do MPS.BR (C3-MPS.BR) e Prova para Avaliadores do MPS.BR (P3-MPS.BR).

Inscrições:

– R$ 800,00 (oitocentos reais): Profissionais
– R$ 400,00 (quatrocentos reais): Estudantes (mediante comprovação)

Contato:

Taísa
taisa@cos.ufrj.br
(21) 2565-8698

– O certificado de participação no curso será providenciado pela Softex, após o recebimento da lista de presença assinada (com freqüência mínima de 75%) e das avaliações individuais preenchidas, enviadas pela Entidade Organizadora (COPPE/UFRJ).