Chamada de Trabalhos para o IX Workshop Anual do MPS – WAMPS 2013

Prorrogação do prazo para submissões à Tutoria

Campinas/SP – 28, 29 e 30 de outubro de 2013 (2ª, 3ª e 4ª)

Organização: SOFTEX Apoio: SBC Período: 28 a 30 de outubro de 2013 Local: Tryp Hotels Campinas (by Sol Meliá) – Rua Severo Penteado, 140 – Cambuí – Campinas/SP Link para Página do Evento: http://qa.www.softex.br/mpsbr/ix-workshop-anual-do-mps-wamps-2013/ Coordenação Geral: Ana Regina Rocha (COPPE/UFRJ), Kival Weber (SOFTEX), Monalessa Perini Barcellos (UFES), Gleison Santos (UNIRIO), Marcos Kalinowski (UFJF), Cristina Filipak Machado (CELEPAR) e Nelson Franco (SOFTEX) Coordenação Científica: Monalessa Perini Barcellos (UFES) Coordenação Científica da Trilha de Relatos de Experiência: Gleison Santos (UNIRIO) Coordenação Científica da Sessão de Ferramentas: Marcos Kalinowski (UFJF)

O IX Workshop Anual do MPS (WAMPS 2013) tem por objetivo reunir os representantes da Indústria, Governo, Academia, SOFTEX, Equipe Técnica do Modelo (ETM), Fórum de Credenciamento e Controle (FCC), BID e países latino-americanos envolvidos e interessados na utilização e evolução tanto do Modelo MPS quanto do Programa MPS. BR – Melhoria de Processo do Software Brasileiro.

Desde a edição de 2009, o Workshop Anual do MPS passou a promover, de forma integrada, os eventos anteriormente realizados e representados pelo Workshop de Avaliadores MPS, Workshop de Implementadores MPS, Workshop de Empresas MPS.BR e Workshop de IOGE MPS.BR.

O objetivo da integração é compartilhar as experiências, aumentar a sinergia entre os grupos e tirar proveito da maturidade adquirida ao longo de quase 10 anos de trabalho intenso com o Modelo de Referência para Software (MR-MPS-SW), o Modelo de Referência para Serviços (MR-MPS-SV) e o Programa MPS.BR. Este evento anual permite que diferentes colaboradores e organizações possam compartilhar e dar visibilidade para suas experiências e adquirir informações atualizadas sobre melhoria de processos de software e serviços e o Programa MPS.BR.

Estão previstas diversas atividades durante a semana do workshop, incluindo: • Sessão de Artigos Técnicos e Relatos de Experiências • Sessão de Ferramentas • Minicursos técnicos • Palestras Convidadas

Tópicos de Interesse

Nesta edição do WAMPS serão aceitos três tipos de submissões: trabalhos técnicos, relatos de experiência e trabalhos sobre ferramentas.

Trilhas de Trabalhos Técnicos e Relatos de Experiência

Os autores estão convidados a submeter trabalhos técnicos ou relatos de experiências envolvendo Engenharia de Software e que estejam relacionados ou aplicáveis ao contexto de iniciativas de melhoria de processos de software e serviços.

Trabalhos em andamento, mas com resultados preliminares relevantes e/ou de interesse da comunidade envolvida com melhoria de processos de software e serviços, são bem-vindos.

Relatos da condução de estudos experimentais com resultados aplicáveis a iniciativas de melhoria de processos de software e serviços ao contexto de uso do Modelo MPS são incentivados. No entanto, estudos mesmo sem o rigor experimental, mas com resultados válidos e análises pertinentes do contexto envolvido, também são esperados.

Os tópicos de interesse incluem, mas não se limitam, a: • Propostas de métodos e/ou técnicas de Engenharia de Software que possam ser empregados no contexto de iniciativas de melhoria de processos de software e de serviços, em especial envolvendo os Modelos do MPS; • Relatos de métodos e/ou técnicas de Engenharia de Software já empregados no contexto de iniciativas de melhoria de processos de software e de serviços; • Relatos de experiências e lições aprendidas relacionados à utilização (implementação e/ou avaliação) dos Modelos do MPS; • Relatos de experiências e lições aprendidas na utilização de outros modelos de qualidade em conjunto com os Modelos do MPS; • Relatos de experiências e lições aprendidas na utilização (implementação e/ou avaliação) de outros modelos de qualidade que possam ser aplicáveis também aos Modelos do MPS; • Estudos relatando resultados sobre melhoria de processo de software e serviços no contexto dos Modelos do MPS ou aplicáveis a esse contexto.

Sessão de Ferramentas

Os autores estão convidados a submeter trabalhos descrevendo: • Ferramentas de apoio a atividades de engenharia de software, cuja utilização em projetos de software possa trazer potenciais benefícios referentes ao prazo, custo ou qualidade; • Ferramentas de apoio à prestação de serviços de TI, cuja utilização na prestação de serviços de TI possa trazer potenciais benefícios referentes ao nível de serviço, custo ou qualidade; • Ferramentas automatizadas para apoiar a implementação e avaliação dos processos e métodos do MPS; • Customização de ferramentas para apoio aos processos do MPS; • Estudos experimentais sobre ferramentas com o objetivo de avaliar a aderência de apoio da ferramenta aos resultados esperados dos processos MPS.

Submissões

As submissões devem ser feitas eletronicamente pelo link (em processo de disponbilização): https://submissoes.sbc.org.br/wamps2013

A submissão de um artigo deve ser feita para uma única trilha (Trabalhos Técnicos, Relatos de Experiência ou Sessão de Ferramentas). A submissão de um artigo para a trilha inadequada (por exemplo, um relato de experiência submetido para a Trilha de Trabalhos Técnicos) desclassificará o artigo.

A aceitação de um artigo implica que pelo menos um autor se inscreva no WAMPS para apresentá-lo durante o evento.

Datas importantes

• Prorrogação do prazo para submissão de artigos para tutoria (opcional): 28 de julho de 2013. • Prazo para registro dos abstracts dos artigos a serem submetidos: 16 de agosto de 2013. • Prazo para submissão de artigos: 21 de agosto de 2013. • Divulgação dos resultados: 16 de setembro de 2013. • Workshop: 28 a 30 de outubro de 2013.

Tutoria

Nessa edição do WAMPS, será disponibilizada a autores pouco experientes uma tutoria para a elaboração e a avaliação de artigos prévia à submissão oficial dos trabalhos. A tutoria consiste na avaliação preliminar de um artigo por um revisor qualificado (tutor), o qual fará comentários sobre o artigo visando auxiliar os autores na preparação da versão a ser submetida ao WAMPS.

Os autores que desejarem tutoria devem preparar os artigos seguindo as orientações desta chamada de trabalhos e submetê-los até 28 de julho de 2013. O artigo deve estar em sua forma completa. Não serão aceitos resumos estendidos ou versões incompletas do trabalho.

A submissão dos artigos à tutoria deve ser feita enviando-se o artigo para o e-mail wamps@nac.softex.br e colocando-se como assunto do e-mail: Tutoria – nome da trilha para a qual se deseja submeter o artigo (Trabalhos Técnicos, Relatos de Experiência ou Sessão de Ferramentas).

Os coordenadores do WAMPS decidirão pela elegibilidade dos artigos à tutoria e farão a alocação dos artigos aos tutores. Esse novo programa do WAMPS é destinado prioritariamente a autores com pouca experiência na elaboração de trabalhos científicos, principalmente autores ligados a organizações engajadas e entusiastas da melhoria de processos de software e serviços. Dessa forma, serão aceitos principalmente trabalhos onde os autores são de empresas, que nunca publicaram trabalhos no WAMPS ou que não possuam como coautores membros da ETM (Equipe Técnica do Modelo) ligados a Universidades.

Cada artigo submetido à tutoria será analisado por um tutor e seus comentários serão disponibilizados para os autores no dia 5 de agosto de 2013. Os autores devem levar os comentários do tutor em consideração para prepararem a versão do artigo a ser submetida ao WAMPS.

Cabe ressaltar que artigos submetidos à tutoria não são artigos submetidos ao WAMPS. Após a tutoria, os autores deverão submeter seus artigos ao WAMPS, conforme descrito no item Submissões. O aceite do artigo na tutoria e os potenciais acertos decorrentes dos comentários dos tutores não pressupõem nenhuma vantagem no processo de seleção de trabalhos.

Material de Apoio para a Elaboração dos Artigos

Na página do evento (http://qa.www.softex.br/mpsbr/ix-workshop-anual-do-mps-wamps-2013/) estão disponíveis alguns materiais com orientações úteis para a elaboração de artigos em geral.

Conteúdo e Formato

Os artigos devem ser submetidos para avaliação no formato de artigos e devem ser escritos de acordo com o formato padrão da SBC disponível na URL http://www.sbc.org.br/index.php?option=com_jdownloads&Itemid=195&task=viewcategory&catid=32, na área marcada como “Modelos para publicação de artigos”.

Os artigos devem ser enviados para avaliação em formato PDF. As versões finais dos artigos aceitos para publicação/apresentação devem ser enviadas no formato do Microsoft Word.

Os trabalhos técnicos e relatos de experiência não devem exceder 10 (dez) páginas A4 (uma coluna) e os artigos descrevendo ferramentas não devem exceder 8 (oito) páginas A4 (uma coluna), incluindo todas as figuras, referências e apêndices. Os artigos devem ser submetidos em Português, Espanhol ou Inglês.

Os artigos descrevendo ferramentas devem abordar, pelo menos, e de forma clara, os seguintes pontos:

a) o objetivo da ferramenta; b) pelo menos uma tela da ferramenta (quando se aplicar); c) descrição das principais funcionalidades; d) descrição da infraestrutura necessária para instalação e utilização do produto; e) descrição do apoio a atividades de engenharia de software ou de prestação de serviços de TI, preferencialmente relacionando este apoio com os modelos MR-MPS-SW ou MR-MPS-SV; f) o tipo de licença.

Os artigos submetidos serão avaliados por pelo menos 3 (três) revisores, cujas revisões deverão ser levadas em consideração na preparação das versões finais, em caso de aprovação do artigo.

Coordenação Científica Monalessa Perini Barcellos (UFES)

Coordenação da Trilha de Relatos de Experiência Gleison Santos (UNIRIO)

Coordenação da Sessão de Ferramentas Marcos Kalinowski (UFJF)

Comitê de Avaliação Em Formação