A Softex, coordenadora do Programa MPS.BR, comunica as condições para inscrição no Curso para Avaliadores MPS (C3-MPS), com 24 horas de duração, para uma turma com até 20 participantes em Curitiba/PR:
Data: 3, 4  e 5 de dezembro de 2015 (5ª, 6ª e sábado)
Horário: 08h00 às 18h00
Duração: 24 horas
Local: Pontifícia Universidade Católica do Paraná – Laboratório de Engenharia e Processos de Software (LEPS)
Rua Imaculada Conceição, 1155 – Bloco 8 – Parque Tecnológico – Térreo
Instrutoras: Cristina Machado e  Sheila Reinehr

O Curso para Avaliadores MPS (C3-MPS) é pré-requisito para inscrição, futuramente, em Provas para Avaliadores MPS (P3-MPS).
• Requisitos mínimos para candidatar-se ao Curso de Avaliadores MPS:

Caso 1: Implementadores MPS-SW ou MPS-SV

Formação acadêmica:
• Possuir curso superior completo e
• Conhecimento comprovado de Engenharia de Software com foco em processos de software.

Treinamento MPS:
• Aprovação na Prova de Implementadores de Software (P2-MPS-SW) ou na Prova de Implementadores de Serviços (P2-MPS-SV).

Experiência profissional:
• Experiência comprovada de 3 (três) anos na área de Engenharia de Software, no mínimo e
• Experiência comprovada de 3 (três) anos em gerência de projetos de software, no mínimo, ou experiência comprovada de implementação de processos de software ou de serviços onde a unidade organizacional obteve oficialmente nível de maturidade do MR-MPS.

Caso 2: Lead appraisers CMMI que desejem se tornar avaliadores MPS
O Programa MPS.BR reconhece como adequado o processo de seleção e formação de lead appraisers realizado pelo CMMI. Desta forma, caso um lead appraiser deseje se tornar, também, avaliador MPS, é reconhecido como cumpridos os requisitos estabelecidos no MPS para formação acadêmica e experiência profissional.
Um lead aprraiser que deseje ser avaliador MPS deve, ao enviar seu Curriculum Vitae, comprovar sua condição de lead appraiser vigente.
• Cronograma:

Até 23 de outubro de 2015 (data limite de postagem via e-mail), os candidatos deverão submeter seus currículos, documentação comprobatória completa, mesmo que já tenham enviado à Softex em outra ocasião (não serão considerados itens do currículo que não estiverem comprovados ao se apresentar a candidatura ao curso) para seleção de até 20 participantes, mediante o pagamento da análise do currículo no valor de R$ 400,00 (quatrocentos reais) com a seguinte identificação “CURRICULUM VITAE DE CANDIDATO AO CURSO PARA AVALIADORES MPS (C3-MPS), via e-mail, aos cuidados de: Cristina Machado – cristina.machado@gmail.com com cópia para Cleide Gonçalves – cleide@softex.br
O pagamento da análise do currículo deve ser realizado através do link: Inscreva-se Aqui!

Até 03 de novembro de 2015, a Softex divulgará até 20 candidatos selecionados dentre os currículos submetidos. Não há possibilidade de recurso a esta seleção.

Até 13 de novembro de 2015, os candidatos selecionados deverão confirmar sua participação no Portal www.softex.br/mpsbr, mediante o pagamento da inscrição no curso valor de R$ 1.600,00 (um mil e seiscentos reais).
Caso haja alguma desistência, para completar uma turma com até 20 participantes, a Softex poderá chamar outros candidatos obedecendo a ordem em que foram classificados os currículos. Entretanto não há qualquer obrigatoriedade da Softex para isto, podendo ficar sem preenchimento uma ou mais vagas.
Para os candidatos de outros países, o pagamento deverá ser feito mediante entendimentos com a Cleide Gonçalves – cleide@softex.br

Programa do Curso para Avaliadores do MPS.BR (C3-MPS)

03 de dezembro de 2015 (5 ª feira – 8 às 12 e 14 às 18 horas)
• Processo e Método de Avaliação (MA-MPS)

04 de dezembro de 2015 (6 ª feira – 8 às 12 e 14 às 18 horas)
• Como conduzir uma avaliação MPS.BR: controle de tempo, entrevistas, atitudes do avaliador
• Instituições Avaliadoras
• Observação de Avaliadores Líderes
• Auditorias

05 de dezembro de 2015 (sábado – 8 às 12 e 14 às 18 horas)
• Exercício de avaliação inicial