Curso de Introdução ao MPS.BR (C1-MPS.BR) Rio de Janeiro/RJ – 16 e 17 de outubro de 2009 (6ª e sábado)

A COPPE/UFRJ, comunica as condições para inscrição no Curso de Introdução ao MPS.BR (C1-MPS.BR), no Rio de Janeiro/RJ, exclusivo para alunos da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Data: 16 e 17 de outubro de 2009 (6ª e sábado)

Horário: 08h00 às 12h00 – 13h00 às 17h00 (16 horas)

Local:  COPPE/UFRJ

Instrutor: Gleison dos Santos Souza

Doutorando em Engenharia de Sistemas e Computação (COPPE/UFRJ), Mestre em Engenharia de Software (COPPE/UFRJ, 2003), Bacharel em Ciências da Computação (UFRJ, 2000), Avaliador Líder do Modelo MPS.BR, Instrutor de cursos de especialização na área de Desenvolvimento Orientado a Objeto, Consultor para Implementação do MPS.BR e CMMI, Consultor para Implementação de Processos de Software no Projeto Qualisoft da RioSoft desde 2003, Gerente de Desenvolvimento de projetos de desenvolvimento de ambientes de engenharia de software da COPPE/UFRJ.

Objetivos:

 • Apresentar uma introdução ao MPS.BR, com foco no Modelo de Referência MR-MPS, publicado no Guia Geral, e que possui conformidade com as Normas Internacionais ISO/IEC 12207 e ISO/IEC 15504 sendo também compatível com o CMMI. • Apresentar o Método de Avaliação MA-MPS. • Mostrar os passos para um profissional ser qualificado como Implementador e/ou Avaliador MPS.

Público Alvo: Profissionais interessados na melhoria de processos de software, com base no Modelo de Referência MR-MPS e no Método de Avaliação MA-MPS.

Pré-requisito: Não há pré-requisito para inscrição neste curso. Mas, este curso é pré-requisito para: • participação como representante da sua empresa na equipe de avaliação oficial do MPS.BR • inscrições futuras em Provas de Introdução ao MPS.BR (P1-MPS.BR), Cursos para Implementadores do MPS.BR (C2-MPS.BR), Prova para Implementadores do MPS.BR (P2-MPS.BR), Cursos para Avaliadores do MPS.BR (C3-MPS.BR) e Prova para Avaliadores do MPS.BR (P3-MPS.BR).

Inscrições:

– R$ 400,00 (quatrocentos reais)

– O certificado de participação no curso será providenciado pela Softex, após o recebimento da lista de presença assinada e das avaliações individuais preenchidas, enviadas pela Entidade Organizadora (COPPE/UFRJ).