Curso de Introdução ao MPS.BR (C1-MPS.BR) Fortaleza/CE – 21 e 22 de dezembro de 2011 (4ª e 5ª)

A SOFTEX, coordenadora do MPS.BR e a VTI, comunicam as condições para inscrição no Curso de Introdução ao MPS.BR (C1-MPS.BR), em Fortaleza/CE.

Data: 21 e 22 de dezembro de 2011 (4ª e 5ª) Horário: 09h00 às 18h00 (16 horas) Local: VTI Rua Tibúrcio Cavalcante, 1573 – Aldeota – Fortaleza/CE.

Instrutor: Geovane Nogueira Lima

Consultor em Melhoria de Processo CMMI e MPS.BR, atua pela II-SWQuality com consultor de implementação do MPS.BR. Colaborado de elaboração do Guia de Implementação Nível G Versão 1.0. Atua como consultor em Melhoria do Processo de Teste e Automação de testes pelo NEXT (Núcleo de Excelência em Teste de Software). Colaborador do SOFTEX RECIFE, atuando nas áreas de Melhoria de Processo, Qualidade de Software, Teste de Software e Gerência de Projetos. Professor do curso de pós-graduação da UFLA – Universidade Federal de Lavras no curso de Engenharia de Software Livre, e colaborador no curso de pós-graduação em Melhoria de Processo de Software da mesma instituição. Atualmente é aluno de mestrado do Centro de Informática da UFPE – Universidade Federal de Pernambuco, onde desenvolve pesquisa em qualidade de software e melhoria de processo software. É Bacharel em Ciência da Computação pela UFLA – Universidade Federal de Lavras. Possui pós-graduação em Melhoria do Processo de Software e pós-graduação em CMMI pela mesma instituição. Profissional certificado pelo ISTQB (International Software Testing Qualifications Board) e pela PROQUALITY (Núcleo de estudos em Engenharia e Qualidade de Software). Possui mais de 8 anos de experiência em TI, tendo atuado em diversos projetos de desenvolvimento de software. Há 4 anos, atua como consultor e instrutor em Melhoria de Processo de Software, realizando atividades de consultoria e implantação de Melhoria do Processo de Desenvolvimento de Software, com base nos seguintes modelos: CMMI, ITIL, ISO/IEC 15504, ISO/IEC 12207, MPS.BR, dentre outros.

Objetivos:

• Apresentar uma introdução ao MPS.BR, com foco no Modelo de Referência MR-MPS, publicado no Guia Geral, e que possui conformidade com as Normas Internacionais ISO/IEC 12207 e ISO/IEC 15504 sendo também compatível com o CMMI. • Apresentar o Método de Avaliação MA-MPS. • Mostrar os passos para um profissional ser qualificado como Implementador e/ou Avaliador MPS.

Público Alvo: Profissionais interessados na melhoria de processos de software, com base no Modelo de Referência MR-MPS e no Método de Avaliação MA-MPS.

Pré-requisito: Não há pré-requisito para inscrição neste curso. Mas, este curso é pré-requisito para:

• participação como representante da sua empresa na equipe de avaliação oficial do MPS.BR • inscrições futuras em Provas de Introdução ao MPS.BR (P1-MPS.BR), Cursos para Implementadores do MPS.BR (C2-MPS.BR), Prova para Implementadores do MPS.BR (P2-MPS.BR), Cursos para Avaliadores do MPS.BR (C3-MPS.BR) e Prova para Avaliadores do MPS.BR (P3-MPS.BR).

Inscrições:

– (85) 4009.5290 ou paulabarreira@vti.com.br

Certificados:

• O certificado de participação no curso será providenciado pela Softex, após o recebimento da lista de presença assinada (com freqüência mínima de 75%) e das avaliações individuais preenchidas, enviadas pela Entidade Organizadora.

Direitos Autorais:

• Este curso não poderá ser gravado, filmado, ou ter seus materiais reproduzidos sem autorização prévia e expressa da Sociedade SOFTEX, que é detentora de todos os direitos autorais.

Observação:

Não emissão de notas fiscais: a Softex é uma entidade sem fins lucrativos e não emite notas fiscais. O Curso em questão, com recibo enviado, não deve ter retenção na fonte de tributos, conforme lei federal complementar 116/03, artigo 3º, inciso I a XXII. Para ler a declaração completa favor clique no link a seguir: Declaração.