COMUNICADO SOFTEX MPS 45/2013

Curso de Melhoria do Processo de Aquisição de Software (C4-MPS)

Lima/Peru – 25 e 26 de novembro de 2013 (2ª e 3ª)

A SOFTEX, coordenadora do MPS.BR comunica as condições para inscrição no Curso de Melhoria do Processo de Aquisição de Software (C4-MPS), em Lima/Peru.

Data: 25 e 26 de novembro de 2013 (2ª e 3ª)

Horário: 09h00 às 18h00 (16 horas)

Local: Cámara do Comercio de Lima

Instrutora: Edméia Leonor Pereira de Andrade
Mestre em Gestão do Conhecimento e Tecnologia da Informação pela Universidade Católica de Brasília – Área de concentração: Engenharia de Software – Métricas de estimativa de tamanho de software. Analista de sistemas da Embrapa com experiência em gestão de projetos de desenvolvimento de software orientado a objetos, gestão de conhecimento e implantação de comunidades virtuais. Foi Coordenadora de sistemas de informação (quatro anos) e do grupo de melhoria de processos de software da Embrapa. Foi Coordenadora Geral de Tecnologia da Informação do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento MAPA (dois anos) e secretária executiva dos Comitês Gestores de Tecnologia da Informação do MAPA e da Embrapa. Possui diversos trabalhos publicados em congressos e revistas e experiência acadêmica na realização de mini-cursos e na orientação de alunos da área de Melhoria de Processos de Software na UFLA. Atua na área de qualidade e de aquisição de software na UCB. É membro do Grupo de Avaliadores de Projetos do PBQP Software – Programa Brasileiro de Qualidade e Produtividade em Software (MCT). É Implementadora do MPS.BR certificada pela SOFTEX e vinculada à Instituição Implementadora UCB e Consultora de aquisição também certificada pela SOFTEX. É colaboradora e revisora do Guia de Aquisição MPS.BR e membro da Equipe Técnica do Modelo MPS.BR (ETM).

Objetivos do curso:
O Curso de Melhoria do Processo de Aquisição (C4-MPS) foi criado como um instrumento fundamental para disseminar  os diversos aspectos relacionados no Processo de Aquisição do MPS.BR, segundo uma abordagem relacionada à Engenharia de Software. Assim sendo, questões como especificação de requisitos (incluindo requisitos de sistema, funcionais, de qualidade e de projeto), critérios de seleção de fornecedores (considerando qualidade de processo e de produtos), forma de monitoração do projeto, avaliação de qualidade visando aceitação do software e serviços correlatos são aspectos tratados ao se detalhar as atividades de: Preparação da Aquisição, Seleção do Fornecedor, Monitoração do Fornecedor e Aceitação pelo Cliente.

O curso, através de sua dinâmica, possibilita a análise de diversas situações práticas que ocorrem em projetos de aquisição, estimulando intensa interação da turma. Os participantes do curso terão também a oportunidade de entender a aplicação do Processo de Aquisição através de exercícios práticos, realizados por grupos heterogêneos, onde as diferentes experiências são compartilhadas durante a solução do problema proposto.

Conteúdo programático:
1.    Visão geral do MPS.BR
2.    Tipos de aquisição de Software e Serviços Correlatos (S&SC)
3.    Processo de Aquisição MPS.BR
a)    Preparação da aquisição
•    Estabelecer a necessidade
•    Definir os requisitos (Requisitos dos interessados, do sistema, requisitos funcionais do software, requisitos de qualidade do software, requisitos de projeto, demais requisitos envolvidos)
•    Revisar requisitos
•    Desenvolver estratégia de aquisição
•    Definir critérios de aceitação
•    Documentos envolvidos na Preparação da aquisição
o    Plano de aquisição: Termos contratuais, termos técnicos, termos financeiros, S&SC a serem entregues, pontos de controle, prazos, riscos, critérios de seleção do fornecedor, critérios de aceitação do S&SC, normas e modelos e responsabilidades do projeto.
o    Plano de teste da aceitação.
o    Pedido de proposta.
b)    Seleção do fornecedor
•    Avaliar a capacidade dos fornecedores
•    Selecionar o fornecedor
o    Avaliação de processo de software
o    Avaliação de produto de software
•    Preparar e negociar um contrato
c)    Monitoração do fornecedor
•    Estabelecer e manter comunicações
•    Trocar informações sobre o progresso técnico
•    Inspecionar o desenvolvimento com o fornecedor
•    Obter acordo quanto às alterações
•    Acompanhar problemas
d)    Aceitação pelo cliente
•    Definir critérios de aceitação
•    Avaliar o produto entregue
•    Manter conformidade com o contrato
4.    Personalização do processo de aquisição
5.    Road map para evolução do processo de aquisição nas organizações
6.    Informações complementares do Guia de Aquisição

Público-alvo do curso:
•    Profissionais envolvidos na aquisição de software e serviços correlatos, sejam diretores, gerentes ou técnicos, tais como:
o    especialistas em Engenharia de Software, que irão entender como aplicar estes conceitos para ter sucesso nos projetos de aquisição
o    profissionais voltados a aspectos gerais da aquisição, como o pessoal das áreas de compras e jurídica, os quais irão compreender o processo como um todo e os relacionamentos necessários com os especialistas em software;
•    Profissionais que atuam como fornecedores de software e serviços correlatos, que irão perceber as relações envolvidas entre as partes e como poderão aumentar a competitividade para participar de projetos de aquisição;
•    Profissionais que pretendam se certificar como Consultores de Aquisição (CA) conforme disposto no COMUNICADO SOFTEX MPS 12/2006.

Pré-requisito do curso:
•    Não há pré-requisito para este curso.
Entretanto, este curso será pré-requisito em inscrições futuras para realizar Prova de Melhoria do Processo de Aquisição de Software (P4-MPS.BR).
Recomenda-se aos inscritos neste curso C4-MPS.BR que previamente, façam “download” do Guia de Aquisição:2013 disponível na seção Guias.

Inscrições: ataboada@camaralima.org.pe – cclcontador@camaralima.org.pe
Fones: (511) 219 1854 / 219 1599

– Bônus 2013: Os participantes do curso serão cadastrados na Comunidade de Prática do MPS (CoP/MPS).

Regras do Comunicado:

Certificado: O certificado de participação no curso será providenciado após confirmarmos o pagamento do evento, a assinatura na lista de presença (com freqüência mínima de 75%) e recebermos as avaliações individuais do referido curso.

Não emissão de notas fiscais: a Softex não emite notas fiscais. O Curso em questão, com recibo enviado, não deve ter retenção na fonte de tributos, conforme lei federal complementar 116/03, artigo 3º, inciso I a XXII. Para ler a declaração completa favor clique no link a seguir: Declaração.

Direitos Autorais: Este curso não poderá ser gravado, filmado, ou ter seus materiais reproduzidos sem autorização prévia e expressa da Sociedade SOFTEX, que é detentora de todos os direitos autorais.

Programe-se também para:

El taller de ‘’Elaboración de contenido nacional para las compras gubernamentales de software y servicios de TIC en el Perú ’’
Data: 27, 28 e 29 de novembro de 2013 (até as 12h00)

La conferencia sobre “Sensibilización de entidades públicas y privadas compradoras de Software
Data: 29 de novembro de 2013 (das 14h00 as 18h00)

Contatos:
SOCIEDADE SOFTEX
Cleide Gonçalves
mpsbr@nac.softex.br
Tel.: (19) 3731-7047