Curso de Melhoria do Processo de Aquisição de Software (C4- MPS.BR)
Belo Horizonte/MG – 11 e 12 de março de 2009 (4ª e 5ª)

A SOFTEX, coordenadora do MPS.BR, e a FUMSOFT – Sociedade Mineira de Software comunicam as condições para inscrição no Curso de Melhoria do Processo de Aquisição de Software (C4-MPS.BR), teórico e prático, com 16 horas de duração:

Data: 11 e 12 de março de 2009 (quarta e quinta-feira)
Horário: 08h30 às 12h30 – 13h30 às 17h30 (16 horas)
Local: Auditório da FUMSOFT – Sociedade Mineira de Software – Av. Afonso Pena, 4.000 – 3º andar – Cruzeiro – Belo Horizonte – MG – 30.130-009

Instrutor: Danilo Scalet

Editor do Guia de Aquisição MPS.BR, colaborador e revisor do Guia Geral MPS.BR, é membro da Equipe Técnica do Modelo MPS.BR (ETM).  Foi coordenador da Comissão de Estudos de Qualidade de Software da ABNT, responsável pela elaboração de 9 Normas Brasileiras voltadas à Qualidade de Software. Na ISO/IEC, liderou a representação brasileira junto ao Subcomitê de Software (SC7) desde 1994 e é membro do grupo de trabalho de Avaliação de Qualidade de Produto de Software (ISO/IEC JTC1 SC7 WG6). Neste fórum internacional de normalização é editor da Norma Internacional ISO/IEC 25000 – Guide to SquaRE (publicada) e ISO/IEC 25040 – Evaluation reference model and guide (em elaboração) e co-editor da Norma Internacional ISO/IEC 25020 – Measurement reference model and guide (em elaboração). Colaborador dos livros “Qualidade de Software: Teoria e Prática” e “Qualidade e Produtividade em Software”. Foi diretor técnico da CELEPAR – Companhia de Informática do Paraná, diretor da ABEP – Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Tecnologia da Informação e Comunicação e membro do Conselho de Administração do CITS – Centro Internacional de Tecnologia de Software. Formado em Engenharia Mecânica, com pós-graduações nas áreas de Administração Industrial e Gestão Empresarial, desde 1973 atua profissionalmente em desenvolvimento de software.

Objetivos do curso:

O Curso de Melhoria do Processo de Aquisição (C4-MPS.BR) foi criado como um instrumento fundamental para disseminar  os diversos aspectos relacionados no Processo de Aquisição do MPS.BR, segundo uma abordagem relacionada à Engenharia de Software. Assim sendo, questões como especificação de requisitos (incluindo requisitos de sistema, funcionais, de qualidade e de projeto), critérios de seleção de fornecedores (considerando qualidade de processo e de produtos), forma de monitoração do projeto, avaliação de qualidade visando aceitação do software e serviços correlatos são aspectos tratados ao se detalhar as atividades de: Preparação da Aquisição, Seleção do Fornecedor, Monitoração do Fornecedor e Aceitação pelo Cliente.

O curso, através de sua dinâmica, possibilita a análise de diversas situações práticas que ocorrem em projetos de aquisição, estimulando intensa interação da turma. Os participantes do curso terão também a oportunidade de entender a aplicação do Processo de Aquisição através de exercícios práticos, realizados por grupos heterogêneos, onde as diferentes experiências são compartilhadas durante a solução do problema proposto.

Conteúdo programático:

1. Visão geral do MPS.BR
2. Tipos de aquisição de Software e Serviços Correlatos (S&SC)
3. Processo de Aquisição MPS.BR
a) Preparação da aquisição
• Estabelecer a necessidade
• Definir os requisitos (Requisitos dos interessados, do sistema, requisitos funcionais do software, requisitos de qualidade do software, requisitos de projeto, demais requisitos envolvidos)
• Revisar requisitos
• Desenvolver estratégia de aquisição
• Definir critérios de aceitação
• Documentos envolvidos na Preparação da aquisição
o Plano de aquisição: Termos contratuais, termos técnicos, termos financeiros, S&SC a serem entregues, pontos de controle, prazos, riscos, critérios de seleção do fornecedor, critérios de aceitação do S&SC, normas e modelos e responsabilidades do projeto.
o Plano de teste da aceitação.
o Pedido de proposta.
b) Seleção do fornecedor
• Avaliar a capacidade dos fornecedores
• Selecionar o fornecedor
o Avaliação de processo de software
o Avaliação de produto de software
• Preparar e negociar um contrato
c) Monitoração do fornecedor
• Estabelecer e manter comunicações
• Trocar informações sobre o progresso técnico
• Inspecionar o desenvolvimento com o fornecedor
• Obter acordo quanto às alterações
• Acompanhar problemas
d) Aceitação pelo cliente
• Definir critérios de aceitação
• Avaliar o produto entregue
• Manter conformidade com o contrato
4. Personalização do processo de aquisição
5. Road map para evolução do processo de aquisição nas organizações
6. Informações complementares do Guia de Aquisição

Público-alvo do curso:

• Profissionais envolvidos na aquisição de software e serviços correlatos, sejam diretores, gerentes ou técnicos, tais como:
o especialistas em Engenharia de Software, que irão entender como aplicar estes conceitos para ter sucesso nos projetos de aquisição
o profissionais voltados a aspectos gerais da aquisição, como o pessoal das áreas de compras e jurídica, os quais irão compreender o processo como um todo e os relacionamentos necessários com os especialistas em software;
• Profissionais que atuam como fornecedores de software e serviços correlatos, que irão perceber as relações envolvidas entre as partes e como poderão aumentar a competitividade para participar de projetos de aquisição;
• Profissionais que pretendam se certificar como Consultores de Aquisição (CA) conforme disposto no COMUNICADO SOFTEX MPS 12/2006.

Pré-requisito do curso:

• Não há pré-requisito para este curso.
• Entretanto, este curso será pré-requisito em inscrições futuras para realizar Prova de Melhoria do Processo de Aquisição de Software (P4-MPS.BR).


Inscrição no curso C4-MPS.BR:

– R$ 600,00 (seiscentos reais)

– O curso será realizado com um mínimo de vinte (20) e um máximo de trinta (30) inscrições efetivamente pagas e comprovadas até o dia 04 de MARÇO de 2009.

– O certificado de participação no curso será providenciado após confirmarmos o pagamento do curso, a assinatura na lista de presença e recebermos as avaliações individuais do referido curso.

– Confirmação da Inscrição: A inscrição será considerada confirmada mediante pagamento do boleto bancário, ou caso negociada a forma de pagamento com a(o) responsável pelos cursos.

– Desistência: Em caso de cancelamento de inscrição (após pagamento) não haverá reembolso, somente substituição de participante(s) ou concessão de crédito para futuros eventos. No entanto, para que ocorram tais substituições, ou créditos, solicitamos que nos envie um e-mail com antecedência de 5 dias da data do evento.

– Crédito: O crédito terá validade para (2 meses a partir da data da ocorrência) após este período o crédito perde a validade.

– Substituição de inscritos: Mediante comunicação por e-mail do participante ou da empresa até cinco dias antes do evento.

– Cancelamento do evento: Apesar de remoto, o evento poderá ter sua data de realização e/ou local alterados em função do “quórum”. Caso isso venha a ocorrer, e considerando que as alterações não lhe sejam convenientes, você poderá optar pelo “reembolso integral do valor investido” ou um crédito para outro evento.

Contatos:

SOCIEDADE SOFTEX
Cleide Gonçalves
mpsbr@nac.softex.br
Tel.: (19) 3287.7060
Fax: (19) 3287.7150

FUMSOFT
Raquel Cristina Jotta Oliveira / Wirley Arantes
raquel.oliveira@fumsoft.softex.br / wirley@fumsoft.softex.br
Tel.: (31) 3287.9164 / 3287.9018

Observação:

Há depoimentos interessantes, de quem já participou deste Curso de Melhoria de Processo de Aquisição de Software (C4-MPS.BR), no menu: Outros, Cases/Testemunhos, no site do MPS.BR  www.softex.br/mpsbr