Ruben Delgado, presidente da Softex, e Bosco Saraiva, superintendente da Suframa (Superintendência da Zona Franca de Manaus), reuniram-se durante a Feira de Sustentabilidade do Polo Industrial de Manaus (FesPIM), realizada no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília, entre os dias 7 e 9 de novembro.
Na oportunidade, eles conversaram sobre o resultado da parceria da Softex com a Suframa na realização do Programa Prioritário de Fomento ao Empreendedorismo Inovador (PPEI) e sobre o trabalho que a Softex Amazônia vem realizando para fortalecer a cultura empreendedora e de inovação na região da Amazônia Ocidental por meio de programas como o Empreende+ Amazônia e Capacita Amazônia.
“A região de atuação da Suframa, que inclui os estados do Amazonas, Acre, Roraima e Rondônia, possui um ambiente de forte potencialidade empreendedora, viabilizando investimentos em programas de inovação capazes de aproveitar recursos humanos qualificados e de incrementar a competitividade local, contribuindo assim para o seu desenvolvimento econômico e social”, disse Ruben Delgado, presidente da Softex.
Nos últimos cinco anos, o PPEI Softex mobilizou 19 das 96 empresas beneficiadas pela Lei 8.387/1991, que investiram mais de R$ 50 milhões em iniciativas de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D). Foram 39 projetos realizados em 19 cidades, 258 startups da região atendidas, 70 atores do ecossistema de inovação envolvidos e mais de 7,7 milhões de pessoas impactadas.
“Por atuar com força dentro do universo de empreendedorismo e inovação, a Softex Amazônia é um parceiro estratégico e extremamente importante para nós no campo dos programas prioritários. Nossa meta é transformar a região em um hub de empreendedorismo e inovação, criando oportunidades, promovendo a sustentabilidade e valorizando as vocações e talentos locais”, destacou Bosco Saraiva, superintendente da Suframa.
No estande da Softex Amazônia, os visitantes da FesPIM puderam conhecer em detalhes o Programa Empreende+ Amazônia, composto por cinco projetos que visam fortalecer a cultura empreendedora e de inovação na região; e o Capacita Amazônia, para qualificar pessoas em quatro grandes eixos temáticos: empreendedorismo, inovação, profissionalização e tecnologia.
Além do espaço de exposições, a FesPIM inclui uma extensa programação de palestras sobre a preservação da Amazônia com grandes nomes do universo científico e empresarial.
A repercussão foi tão positiva que será trabalhada a possibilidade de se realizar a terceira edição da FesPIM já em 2024, na cidade de São Paulo. O objetivo é promover a sustentabilidade na região amazônica, alinhada à tecnologia do que hoje é produzido dentro do projeto, em mais de 50 anos de ZFM.
Ruben Delgado, presidente da Softex, visita o estande
da Softex Amazônia na FesPIM 2023
Por Karen Kornilovicz
Agência Softex