MiniCom detalha setor brasileiro de Telecomunicações na CeBIT IBA

Por Larissa Canova
Em 8 de março de 2013

Encerrando a programação de palestras da delegação brasileira organizada pela SOFTEX na CeBIT 2013, o diretor do Departamento de Indústria, Ciência e Tecnologia da Secretaria de Telecomunicações do Ministério das Comunicações (MiniCom), José Gontijo, apresentou durante o IBA – Forum International Business Área – dados sobre o setor de Telecom e os programas da pasta.

O Brasil é o 4º maior mercado de serviços de telecomunicação no mundo e, em 2012, U$11,6 bilhões foram investidos nesse setor. A estimativa é que a indústria de Telecom brasileira feche este ano com uma receita de U$12,487 milhões, o que corresponde a um crescimento de 8% se comparado ao ano anterior.

Em sua palestra, Gontijo abordou detalhes sobre a infraestrutura de Telecom que o país terá nos grandes eventos esportivos mundiais. Uma das metas é que, até dezembro de 2013, todas as cidades sede da Copa do Mundo FIFA 2014 contem com 4G operacional.

O diretor também destacou o fato de que grandes companhias presentes na CeBIT estão inseridas no mercado brasileiro, como Huawei, Nokia e Siemens e, no encerramento da apresentação, convidou as empresas alemãs e de todo o mundo a iniciarem seus negócios no Brasil.