A Softex recebeu nesta quarta-feira (7), em sua sede em Brasília, a Missão do Ecossistema de Inovação do Estado do Paraná. A visita integra uma série de ações estratégicas com foco na ampliação de parcerias e no intercâmbio de experiências em áreas como inovação, inteligência artificial, transformação digital, sustentabilidade e cooperação internacional.
A comitiva foi integrada por 17 representantes de instituições de ensino, setor público, entidades empresariais e centros de pesquisa. Entre os participantes a deputada federal Luísa Canziani e o secretário de Inovação e Inteligência Artificial do Paraná, Alex Canziani.
Durante a agenda, também foram realizadas reuniões simultâneas com o Sebrae e o Senai, em continuidade às discussões sobre a construção da Suíte de Competitividade — uma iniciativa colaborativa entre Softex, Sebrae e Senai voltada ao fortalecimento das micro e pequenas empresas por meio da transformação digital.
Segundo dados do Sebrae, o Paraná abriga mais de 51 mil empresas com atividade principal em Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), número que ultrapassa 105 mil quando considerada a atividade secundária. Microempreendedores Individuais (MEIs) e microempresas representam mais de 86% do total, o que destaca o ambiente propício para inovação e crescimento acelerado no estado.
“O Paraná tem se destacado como um polo de inovação com forte protagonismo de micro e pequenas empresas. Essa missão reforça a importância da articulação entre atores locais e nacionais para acelerar o uso estratégico de tecnologias em escala regional”, destacouRuben Delgado, presidente da Softex.
Hub Softex Paraná: fortalecimento da inovação regional
Lançado no final de 2023, o Hub Softex Paraná é uma iniciativa conjunta da Softex, Governo do Estado, Assespro-PR e EcoHub. O objetivo é consolidar um ponto de articulação para políticas públicas e projetos voltados à inovação tecnológica, com foco em áreas estratégicas como microeletrônica, cibersegurança, inteligência artificial e sustentabilidade.
O hub oferece acesso a programas de capacitação como a Escola do Trabalhador 4.0, o EmbarcaTech, além de ações de internacionalização com o Brasil IT+, desenvolvido em parceria com a ApexBrasil. Também apoia startups por meio do Conecta Startup Brasil, da aceleradora HandsOn e de iniciativas de inovação aberta. Na área de impacto social, o Laboratório de Inovação Social Softex (LISS) e o programa Ela Empoder@ promovem a equidade de gênero e o empreendedorismo feminino. Outro destaque é o Observatório Softex, plataforma voltada à inteligência estratégica setorial. O Hub Softex Paraná atua como catalisador para a aplicação regional do portfólio nacional da Softex, contribuindo para o adensamento do ecossistema científico, tecnológico e de negócios do estado.
Integraram a Missão do Ecossistema de Inovação do Estado do Paraná Alex Canziani, Secretário de Estado, Secretaria de Estado de Inovação e Inteligência; Andréa Name Colado Simão, Diretora do Centro de Ciências da Saúde, Universidade Estadual de Londrina; Brazil Alvim Versoza, Diretor-Executivo; César Augusto Pifer Makiolke, Secretário Municipal de Trabalho, Emprego e Renda, Prefeitura de Londrina; Cristianne Cordeiro Nascimento, Assessora de Relações Institucionais e Inovação, Fundação Araucária; Diogo Francisco Rossoni, Diretor do Centro de Ciências Exatas, Universidade Estadual de Maringá; Fábio Massaharu Kai, Diretor Comercial, Associação Comercial e Industrial de Londrina; João Cláudio Santilli, Presidente, Governança de Saúde; João Williann Madeira Solim, Diretor-Executivo, Software by Maringá; Jorge Edison Ribeiro, Pesquisador Sênior da Fundação Araucária; Leandro Francisco Carmona Ferreira, Chefe de Gabinete da Deputada Luísa Canziani; Luciana Vinci, Coordenadora do Centro de Inovação do Comércio de Londrina; Nelson Seiji Takahashi, Consultor Londrina Inteligente; Nicolás Mejía, Presidente do Grupo Folha de Londrina; Reinaldo Benedito Nishikawa, Diretor-Geral do IFPR; Ronaldo Couza, Presidente da Associação Brasileira de Tecnologia, Inovação e Comunicação; Rubens Fernando Negrão, Gerente do SEBRAE Londrina; Samir Bahij Nasser, Vice-Presidente; Danúbia Milani, Consultora do SEBRAE; Nickolas Kretzmann, Consultor do SEBRAE; e Edenilson Rodrigues Burity, Senai.
Por Fabrício Lourenço
Agência Softex