O Von Braun Labs (VBL) e o Núcleo Softex Campinas (NSC), com coordenação da Softex Nacional e apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), anunciam o lançamento de um edital para o desenvolvimento da Plataforma AI2. A plataforma surge como uma resposta às demandas de tecnologias de integração e interoperabilidade em diferentes fases das cadeias produtivas, abrangendo setores como transporte, logística, comércio e varejo.
Com a proposta de oferecer um ambiente de registro seguro para dados coletados de dispositivos semicondutores, a plataforma AI2 promete fornecer informações essenciais para áreas de logística, autenticação, rastreabilidade de sensores e monitoramento de ativos. Além disso, a AI2 possibilita a integração de soluções já existentes, permitindo que empresas desenvolvam soluções personalizadas, ajustadas às suas necessidades, em uma plataforma aberta e segura.
Projetos-piloto para validação da plataforma
Para validar e aprimorar as funcionalidades da plataforma AI2, estão sendo desenvolvidos três projetos-piloto, também conhecidos como MVPs (Minimum Viable Products), que testarão a viabilidade da solução em diferentes cenários. São eles:
1. Conectividade Veicular e Serviços de Mobilidade
Este piloto explora a aplicação da plataforma para acessar serviços de conectividade e mobilidade, especialmente os que envolvem Identificação Veicular Automática (AVI – Automatic Vehicle Identification). O objetivo é facilitar o acesso a dados e serviços que otimizem a mobilidade urbana e a conectividade entre veículos e redes inteligentes.
2. Rastreabilidade, Autenticidade e Logística Reversa de Produtos
Neste MVP, a plataforma AI2 será usada para monitorar o ciclo de vida completo de produtos e mercadorias, incluindo o rastreamento, a verificação de autenticidade e a gestão de logística reversa. A solução permite acompanhar a trajetória dos produtos desde a fabricação até o descarte ou reciclagem, garantindo a autenticidade e origem dos produtos e promovendo a sustentabilidade.
3. Sensoriamento Agropecuário
Voltado ao setor agropecuário, este MVP explora o uso da AI2 para captar dados e gerar insights que contribuam para a produtividade agrícola. A plataforma permitirá coletar e categorizar informações que ajudarão a prever condições climáticas, estimar a eficiência de safras e reduzir custos, proporcionando maior precisão na gestão de colheitas e recursos.
O lançamento do edital é uma oportunidade para que empresas, startups e instituições desenvolvam soluções inovadoras utilizando uma plataforma que prioriza a interoperabilidade e a segurança.
Clique aqui para mais informações e para conhecer todos os detalhes do edital.
Por Karen Kornilovicz
Agência Softex