A Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG), em parceria com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), promoveu dia 15 de julho, em Belo Horizonte o seminário “Tecnologia da Informação e Comunicação: oportunidades e desafios”, evento que integra o V Fórum Empresarial do MERCOSUL.
Ney Leal, vice-presidente executivo da Softex, foi um dos palestrantes no painel que analisará as Oportunidades de Negócios e de Cooperação em Inovação – Software e Hardware. Teve como moderador Evaldo Vilela, presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG) e contou também com as participações de Claudionor Coelho Junior, diretor da Synopsys Brasil; David Travesso, diretor do CSEM Brasil e CEO da Fir Capital; Marcelo Minhós, CEO da LC Eletrônica; e Berthier Ribeiro Neto, diretor de Engenharia do Google Brasil.
“Temos que preparar as nossas empresas para serem competitivas nesse novo mundo que faz uso intenso da internet das coisas e das análises de big data, para a realidade das cidades digitais e seu impacto na vida dos cidadãos”, avalia Ney Leal.
A programação do seminário inclui painéis, palestras e debates sobre o panorama da indústria de semicondutores, as oportunidades de integração das TICs entre os membros do bloco econômico e os mecanismos de fomento à inovação e ambiente tecnológico em Minas Gerais. Na oportunidade também serão promovidas rodadas de negócios, organizadas pela Apex-Brasil, em parceria com a FIEMG.
A solenidade de abertura reuniu, entre outras autoridades, Olavo Machado Júnior, presidente da FIEMG; Altamir Roso, Secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico do Governo de Minas Gerais; Miguel Corrêa, Secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Governo de Minas Gerais; Carlos Eduardo Abijaodi, diretor de Desenvolvimento Industrial da Confederação Nacional da Indústria (CNI); e Marco Crocco, presidente do Banco de Desenvolvimento do Estado de Minas Gerais (BDMG).