Representada por seu gerente da qualidade, Nelson Franco, a Softex participou nos dias 16 de julho, no Personal Royal Hotel, em Caxias do Sul, da solenidade de entrega das avaliações MPS ao quarto grupo do Programa MPS.BR sob a coordenação do Trino Polo.
Fundado em 2002, o Trino Polo reúne atualmente 100 empresas associadas de diversos segmentos do setor de informática da Serra Gaúcha, além de órgãos do governo, entidades de ensino superior e também de classe.
Este grupo foi integrado por sete empresas. A Avacon Tecnologia (Canoas), Otimizy Sistemas Inteligentes (Garibaldi), S&W Sistemas (Nova Petrópolis) e as caxienses Sil Sistemas, TCS Sistemas para Gestão e W3 Informática foram avaliadas no nível G e a NL no nível F do MPS-SW (Software). Os grupos cooperativados para a obtenção da avaliação MPS tiveram início na Serra Gaúcha em 2010.
O evento teve início com um pronunciamento do presidente do Trino Polo, Thiarlei Macedo, que destacou o preparo para o mercado internacional e enfatizou a relevância da gestão da inovação. Na sequencia, o consultor Leonardo Winkler, da instituição implementadora Engsoft, elogiou os bons resultados do MPS.BR, bem como o crescimento e comprometimento das empresas envolvidas.
“A avaliação é válida por três anos e a evolução destas empresas deve ser constante, mesmo após o final desse processo. Elas deverão experimentar a partir de agora, além da melhora de seus processos, maior competitividade e melhoras na sua gestão, o que estimulará o seu crescimento sustentável”, pondera Nelson Franco, lembrando que a avaliação MPS vem sendo cada vez mais requisitada em licitações para compras de fábricas de software.
No Brasil, o Programa MPS.BR já conta com 669 avaliações MPS-SW publicadas em desde setembro de 2005 até agora, além de 8 no exterior. O Rio Grande do Sul é a quinta região com o maior número de empresas avaliadas MPS no país: 56. Destas, 22 foram promovidas pelo Trino Polo. A meta da Softex para este ano é atingir a expressiva a marca de 700 avaliações MPS-SW.