Mercado canadense de TIC: oportunidades para empresas brasileiras
A internacionalização da própria empresa é uma expectativa para muitos empresários. Os executivos de companhias da área de Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC) que embarcaram na missão para o Canadá, organizada pela CCBC e pelo Softex Recife, estão mais perto de concretizar essa expectativa.
Realizada no início do mês, a missão contemplou a visita a empresas e instituições na região de Ontário, segundo maior ambiente de inovação da América do Norte. Com mais de 40 reuniões realizadas, os empresários puderam participar de encontros comerciais e técnicos, estreitando o relacionamento com grandes players canadenses, entre os quais TD Bank, Scotiabank, Royak Bank of Canada, Loblaw e Aecon Group.
“Após uma reunião na rodada de negócios, fizemos uma apresentação na sede de uma empresa canadense para a equipe de TI de um grande grupo. Ficamos surpresos com a abertura da equipe em experimentar novas soluções que possam agilizar e ou resolver os problemas que eles têm. A missão encurtou o processo que achávamos que seria mais longo”, contou Patrick Gouy, da RH3, uma das empresas que integrou a comitiva ao Canadá.
Além dos encontros de negócios, a missão contribuiu para que as empresas adquirissem novas competências, melhorando sua capacidade técnica e comercial, como a realização de um treinamento dedicado a empresas que buscam fazer negócios com o governo canadense.
“Um representante do governo federal, do Office Small and Medium Enterprises (OSME), realizou uma apresentação com o intuito de apresentar informações relevantes para quem quer atuar no segmento de vendas ao setor público, o que foi muito proveitoso, pois muitas empresas possuem tecnologias para o governo”, afirma Armínio Calonga Júnior, business development da CCBC, que acompanhou a missão.
“A missão empresarial promovida pela Softex Recife em coordenação com a CCBC (Câmara de Comércio Brasil Canadá) no início de julho deste ano foi um sucesso. O foco em rodada de negócios, proporcionando encontros frente a frente com empresas e organizações canadenses de médio e grande porte contribuiu fortemente para o objetivo B2B das empresas de TI participantes. O evento proporcionou oportunidade direta de desenvolvimento de negócios, permitindo às empresas demonstrarem seus produtos e entenderem demandas do mercado de TI no Canadá. Neste aspecto o trabalho realizado em conjunto com CCBC foi fundamental para conexão com o mercado”, segundo Luis Barrionuevo, da LBarrio Consultoria.
Na visão de Marcelo Marchi, da PrimeUp, “A missão foi essencial para entender como os grandes clientes fazem aquisição de tecnologia em um mercado maduro, pois ficou muito evidente que procuram por inovações que tornem seus processos mais eficientes e digitais. Nas reuniões de negócio foi fundamental direcionarmos nossos esforços nas competências em que temos um grande diferencial competitivo”
Tanto os contatos na área técnica, como na área comercial realizados durante o evento, são pontos de partida para a continuidade das negociações, como destacou Roger Pelegrino da Stefanini. “A rodada é importante, pois conseguimos abrir portas e depois dar continuidade nas negociações. Uma rodada bem estruturada, como a que tivemos, permite um ambiente de negócios neutro e com possibilidade de ter reuniões com os convidados. Apenas vender não é o mais importante, pessoas dispostas a ouvir as soluções que as empresas brasileiras oferecem, também é de extrema importância para esse setor, que muitas vezes requer tempo para o amadurecimento do negócio”, explica.
Segundo Marcos Gomes, Diretor de TI do Softex Recife, a missão foi muito positiva. “Fizemos excelentes contatos, bem qualificados, com empresas e instituições canadenses. O resultado geral na avaliação das empresas é de boas perspectivas de negócios, para isto estamos com um projeto de internacionalização para o Canadá, que vai muito além das rodadas de negócio, e que visa dar suporte as empresas antes e depois da realização destes encontros”, conclui.