Uma pesquisa realizada pela Opinium Research a pedido da Mastercard revelou que 58% das empreendedoras brasileiras já incorporaram a Inteligência Artificial (IA) em seus negócios, e 71% delas relatam que a tecnologia trouxe ganhos de tempo e/ou redução de custos. O levantamento, conduzido entre os meses de dezembro de 2024 e janeiro de 2025, ouviu 42.500 pessoas em 41 países, incluindo 2.000 no Brasil.
Apesar da adoção crescente da IA, 47% das empreendedoras ainda se preocupam com a segurança digital, temendo fraudes e ataques cibernéticos — um desafio que pode afetar o crescimento de seus negócios.
A pesquisa também revelou que 80% das mulheres no Brasil já consideraram abrir ou administrar um empreendimento, mas 53% ainda não conseguiram dar o primeiro passo. A principal barreira apontada é a falta de financiamento, mencionada por 37% das entrevistadas como o maior obstáculo para empreender.
Embora o interesse pelo empreendedorismo seja alto, apenas 58% das mulheres no Brasil se identificam como empreendedoras, um número próximo ao dos homens (60%). Além disso, 24% das entrevistadas acreditam que “não é possível para alguém como elas” abrir um negócio — percepção ainda mais acentuada entre as mulheres da Geração Z, onde essa porcentagem sobe para 33%.
Outro dado relevante do estudo é o crescimento da busca por fontes de renda extra. No Brasil, 68% das mulheres possuem um trabalho paralelo ou “bico”, um índice superior à média da América Latina, que é de 49%. A principal motivação para essa decisão é o aumento da renda, citado por 70% das entrevistadas. Além disso, 49% das mulheres buscam essa alternativa para criar uma rede de segurança financeira, enquanto 42% afirmam que desejam conquistar independência financeira.
A pesquisa integra a campanha global Empowerment for All 2025, lançada pela Mastercard em comemoração ao Dia Internacional da Mulher. O objetivo é destacar a importância das empreendedoras para a economia e os desafios estruturais que ainda limitam seu crescimento.
“A Mastercard acredita que, quando pequenos negócios vencem, toda a economia vence. As mulheres empreendedoras são fundamentais para o crescimento sustentável do Brasil, e estamos comprometidos em fornecer as ferramentas, a tecnologia e o suporte necessários para que elas prosperem”, afirma Ana Karina Scarlato, vice-presidente de produtos e inovação da Mastercard Brasil.
Desde 2020, a Mastercard já apoiou mais de 37 milhões de mulheres empreendedoras globalmente, superando sua meta inicial de alcançar 25 milhões até 2025. No Brasil, a empresa investe em programas que fortalecem negócios liderados por mulheres, como o Girls4Tech, iniciativa que já impactou mais de 7 milhões de meninas em 63 países, incentivando carreiras em ciência e tecnologia.
Por Karen Kornilovicz
Agência Softex