Pesquisar
Close this search box.

67% empresas da América Latina aceleraram a implementação de IA, muito acima de outros mercados mundiais

De acordo com dados da pesquisa “IBM Global AI Adoption Index 2023” encomendada pela IBM, a América Latina teve uma forte aceleração na implementação de Inteligência Artificial (IA) nos últimos dois anos em grandes empresas (com mais de mil funcionários).

Dos profissionais de TI entrevistados na Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, México e Peru, 67% disseram que suas organizações aceleraram a implantação desta tecnologia nos últimos 24 meses. Isso está acima da média global, que é de 59%.

A pesquisa, que ouviu mais de 8.584 profissionais de TI de 20 países,  também mostra que as corporações da região estão muito abertas ao uso de IA generativa. Dentre as empresas pesquisadas, 37% dizem estar implementando ativamente esta tecnologia e 45% afirmam já estar explorando.

O IBM AI Adoption Index também revela que, seguindo a tendência global, a maior barreira para a adoção de IA nas empresas da América Latina é a limitação de habilidades, conhecimento ou especialização no tema (32%). Para minimizar esta questão, 38% das empresas estão planejando investir em requalificar e desenvolver as respectivas equipes nos próximos 12 meses.

A pesquisa ainda destaca as aplicações mais comuns de IA, entre as empresas da América Latina que exploram ou implementam a tecnologia: trabalho digital (39%), automação de processos de TI (36%), marketing e vendas (35%). Por outro lado, algumas aplicações em estágios muito iniciais de adoção citadas são: diagnóstico em saúde (8%), análise de risco ambiental (10%) e sustentabilidade (16%).

“Temos observado empresas de todos os setores e tamanhos passando da fase de experimentação para fazerem novos investimentos em IA ao tirarem proveito dos benefícios já trazidos por esta tecnologia. Isso mostra a grande oportunidade que há para explorar novos casos de uso, aproveitando os ganhos que a IA pode gerar, mantendo a confiança e a governança como peças centrais, cocriando com o ecossistema e capacitando profissionais para a construção do futuro. O potencial é imenso”, disse Tonny Martins, gerente geral da IBM América Latina.

Há, também, uma forte consciência em torno da ética e responsabilidade da IA, entre as empresas latinas. Dos profissionais de TI entrevistados, 90% concordam de alguma forma que os consumidores são mais propensos a escolher serviços de uma empresa que ofereça transparência, aliada a uma estrutura ética sobre como os dados e modelos de IA são construídos, gerenciados e usados. Deste grupo, 92% também dizem que ter a capacidade de gerenciar dados e IA, durante todo o ciclo de vida, é um aspecto importante de confiança.

Por Karen Kornilovicz
Agência Softex

Rolar para cima