Pesquisar
Close this search box.

78% das startups brasileiras já utilizam IA em seus processos, identifica levantamento do Sebrae e ACE Ventures

A Inteligência Artificial está se consolidando como uma ferramenta essencial para impulsionar o crescimento das startups brasileiras. Segundo o levantamento Founders Overview 2024, realizado pelo Sebrae Startups em parceria com a ACE Ventures, 78% das startups inovadoras no Brasil já utilizam tecnologias que aplicam algoritmos e dados para automatizar processos e fornecer insights. Além disso, 65% relataram um aumento significativo em seu crescimento e eficiência operacional graças ao uso da IA.

Entre os setores que mais adotam a inteligência artificial, destacam-se as Edtechs (startups voltadas para a educação), que lideram com 9% de utilização. Em seguida, vêm as fintechs (8%), startups de tecnologia verde (5,5%), e aquelas ligadas à agricultura (5,5%), todas utilizando soluções inteligentes para otimizar suas operações.

A análise de dados é a principal função das ferramentas nas empresas brasileiras (27,4%), seguido pela automação de processos (24,8%), pela otimização do marketing (18,5%) e para a personalização da experiência do usuário (16,4%).

Entre as principais barreiras para a adoção da IA nas startups estão a escassez de talentos qualificados, apontada por 25,55% dos entrevistados, e os custos elevados de implementação, citados por 22,43%.

A inteligência artificial também se tornou um atrativo para investimentos, com 60% dos empreendedores relatando um aumento no interesse dos investidores em empresas que utilizam IA.

O Founders Overview 2024 entrevistou cerca de 900 empreendedores com faturamento anual entre R$ 360 mil e R$ 300 milhões.

Por Karen Kornilovicz
Agência Softex

Rolar para cima