Por Redação Softex
O presidente da Softex, Ruben Delgado, participou, na tarde dessa segunda-feira (13), em São Paulo, do Workshop sobre Alinhamento Estratégico promovido pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) com mais de 140 entidades setoriais.
Há 17 anos, a Softex e a ApexBrasil desenvolvem o Projeto Brasil IT+, que já envolveu mais de 640 companhias interessadas em expandir sua atuação para além das fronteiras nacionais.
A programação incluiu um bloco de proposições das entidades parceiras, em que eles expuseram temas que gostariam de ver a atuação do governo, tanto no âmbito do Legislativo quanto do Executivo.
O vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Geraldo Alckmin, participou da solenidade abertura e fez um breve discurso no evento. “Nosso desafio é atrair investimentos para o Brasil e exportar produtos e serviços”, disse.
O painel de abertura do encontro discutiu o cenário e as perspectivas para o comércio exterior e a promoção comercial no Brasil. De acordo com a Associação de Comércio Exterior do Brasil (AEB), as exportações do país devem chegar a US$ 325 bilhões em 2023. Ele contou com as participações de Tatiana Prazeres, Secretária de Comércio Exterior do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços; Embaixador Alex Giacomelli, Chefe do Departamento de Promoção Comercial e Agronegócio do Ministério de Relações Exteriores; e Roberto Perosa, Secretário de Comércio Exterior e Relações Internacionais do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.
Na sequência, foi realizado o painel sobre diretrizes estratégicas da nova gestão da ApexBrasil, que contou com as participações de Jorge Viana, presidente da ApexBrasil; Ana Paula Repezza, diretora de negócios; e Floriano Pesaro, diretor de gestão corporativa. “Queremos fazer uma repactuação com objetivos mais ousados, subindo um pouco o sarrafo. O Brasil está de volta ao cenário internacional”, destacou Jorge Viana.
* Com informações da Assessoria de Imprensa da ApexBrasil