Por Redação Softex
Estão abertas as inscrições para a seleção das 50 empresas interessadas em cadastrar desafios tecnológicos próprios e praticar a inovação aberta por meio do programa Conecta Startup Brasil.
Trata-se de uma ação gratuita de pré-aceleração de startups em estágio inicial e realizada em conjunto pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), Softex e o parceiro executor, o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
Em sua segunda edição, o programa contará com quase R$ 4 milhões em recursos para fomento sem comprometimento de participação societária (equity free).
“O mercado pode esperar uma nova geração de empreendedores que estejam cada vez mais focados nas suas demandas e que criem produtos e soluções tecnológicas que atendam às necessidades das empresas e, com isso, a gente cria uma simbiose entre as empresas que estão no mercado e os futuros empreendedores que nascerão mais bem colocados nesse cenário” afirma Bruno Jorge, Gerente de Difusão de Tecnologias da ABDI.
A inscrição e a participação no programa são gratuitas para empresas de todos os segmentos e tamanhos. Serão selecionadas as 50 que melhor comprovem sua aptidão para realizar inovação aberta com equipes empreendedoras e startups em estágio inicial por um período de até 12 meses.
Nesse processo, elas deverão cadastrar desafios tecnológicos, validá-los em reuniões on-line ou presenciais, realizar provas de conceito, acompanhamento técnico, mentorias e enviar um relatório de boas práticas e lições aprendidas ao final de cada fase.
Segundo dados do estudo “O Panorama da Inovação Aberta nas Empresas do Brasil” realizado pela Softex, 88% das empresas brasileiras já desenvolveram ações de inovação aberta, 67% tiveram as startups como principal perfil de parceiros e 76% vêm realizando investimentos em inovação com recursos próprios.
“Para as empresas, o programa é uma oportunidade para o fortalecimento da cultura de inovação aberta, inclusão no ecossistema, acesso a novas tecnologias e desenvolvimento de soluções inovadoras totalmente aderentes às suas necessidades”, ressalta Diônes Lima, vice-presidente executivo da Softex.
O Conecta Startup Brasil se destaca frente a outras iniciativas por focar em startups em estágio inicial de todas as regiões do país. Seu propósito é fortalecer o ecossistema de inovação brasileiro em uma ação integrada por meio da realização de conexões para solucionar demandas reais do mercado.
Em sua primeira edição, o programa capacitou mais de 600 empreendedores, conectando-os a 237 desafios tecnológicos de 50 empresas selecionadas em 23 áreas temáticas, entre as quais Vale, 3M, Bosch, Natura e Johnson&Johnson.
Para mais informações sobre a chamada para as empresas, visite https://conectastartupbrasil.org.br/. As inscrições estarão abertas até o dia 18 de junho.