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Conheça os sete pecados capitais para entrada no mercado norte-americano

Fernando Cariello, cofundador da Base Miami, aceleradora de entrada no mercado da CuboStart e associado do fundo de investimento Staged Ventures, foi o convidado da palestra os “Sete Pecados Capitais de Entrada no Mercado Americano”, promovida nesta terça-feira (4) pelo Brasil IT+, parceria da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) com a Softex, na sede da consultoria Gartner, em São Paulo.

As oportunidades de negócios para empresas de tecnologia nos Estados Unidos são vastas e abrangem diversos setores e áreas de atuação. O país é um dos principais polos de inovação e empreendedorismo tecnológico do mundo, com um ecossistema altamente desenvolvido.

“A venda de soluções de tecnologia nos Estados Unidos não é pautada em preço, mas em confiança e em redução de riscos. É preciso voltar ao mindset de uma startup, independentemente do sucesso de sua companhia no Brasil.Se você cresce em etapas – ajusta o produto ao mercado, realiza vendas recorrentes e consegue escalar – em cada uma você mitiga o risco da etapa anterior e cria uma máquina de vendas eficiente. Errar vai custar muito caro”, alerta Fernando Cariello.

E para ser bem-sucedido nesse mercado supercompetitivo – e caríssimo para operar – é preciso evitar alguns equívocos. Conheça os sete principais:

  1. Ter um campo de atuação muito amplo – busque um perfil de cliente ideal, uma proposta de valor, um caso de uso
  2. Saber se ajustar – nem todos os problemas são universais. Pesquise seu mercado e adapte seu produto
  3. Competidores – entenda seus concorrentes diretos e indiretos. Você estará perseguindo seus maiores concorrentes dos EUA, mais bem financiados e com maior longevidade no mercado
  4. Modelo de Vendas e Distribuição – a obrigação de saber o modelo de vendas – se é direta ou por canal – é sua e não do vendedor local
  5. Adaptação ao ecossistema local – seja um camaleão. Saiba se adaptar ao ambiente local
  6. Capital – você precisa ter o capital em casa para financiar o seu ingresso no mercado norte-americano, ao menos durante os primeiros dois anos
  7. Equipe – a expansão exigirá a presença de um ou dois fundadores nos Estados Unidos

“A pesquisa cuidadosa, o planejamento estratégico e a compreensão das demandas do mercado são fundamentais para enfrentar esses desafios e estabelecer uma presença sólida nos Estados Unidos”, conclui Cariello.

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