A Dona Ciência virou multimídia. Há 7 anos, essa coleção de gibis, idealizada pela Dra. Monica Andersen, Diretora de Ensino e Pesquisa do Instituto do Sono, vem encantando crianças, adolescentes e profissionais da área ao apresentar a Ciência e seus conceitos e descobertas de forma lúdica e simplificada. Agora, uma parceria entre a AFIP (Associação Fundo de Incentivo à Pesquisa) e a Softex (Associação para Promoção da Excelência do Software Brasileiro) vai transformar essa obra numa websérie como parte de um projeto multimídia que coloca a Dona Ciência no centro de uma iniciativa multidisciplinar e atende em escala ampla o público em idade escolar.
Até o final deste ano, 8 gibis serão transformados em vídeo e, em 2024, serão mais 15, todos com 2 a 3 minutos de duração. Esse material será disponibilizado nas redes sociais Facebook, Instagram e TikTok e no YouTube da Dona Ciência. A transformação em vídeo foi coordenada pela Softex, principal implementadora das políticas públicas do Governo Federal para o setor de Tecnologias da Informação e da Comunicação (TICs).
A Coleção Dona Ciência é uma obra inclusiva, protagonizada por “uma senhora negra que compartilha sua experiência vasta por meio de uma linguagem de fácil compreensão, apresentada em textos, vídeos, artes gráficas e áudios disponíveis em gibis e redes sociais”, como explica Monica Andersen. “Além de promover o conhecimento, ela se empenha em destacar a participação das mulheres e da população negra no processo de construção da Ciência e Tecnologia no Brasil”, complementa.
A personagem mostra como a sociedade se beneficia das descobertas de cientistas e pesquisadores e conscientiza a população sobre assuntos relacionados à Ciência que impactam o cotidiano das pessoas. A Coleção Dona Ciência é formada por 51 gibis e, desde sua criação, conta com apoio da AFIP (Associação Fundo de Incentivo à Pesquisa).
O presidente da Softex, Ruben Delgado, revelou que a entidade decidiu fazer a parceria com o Instituto do Sono/AFIP, porque a Coleção Dona Ciência é um meio interessante de disseminação do conhecimento científico, que desenvolve nas crianças habilidades essenciais para compreender, explorar e se envolver com o mundo da Ciência. O aprendizado instiga a curiosidade e leva a criança a fazer perguntas, observar, experimentar e comunicar descobertas de forma clara.
“O letramento científico no Ensino Fundamental não se concentra apenas em transmitir fatos científicos, mas em cultivar um pensamento crítico, incentivando os alunos a entender o método científico, a evidência empírica e a importância da Ciência na resolução de problemas cotidianos e no contexto mais amplo do mundo natural”, declara Ruben Delgado. Assim, contribui para preparar as crianças para serem cidadãos informados e participativos em uma sociedade cada vez mais voltada para a Ciência e a Tecnologia.
Para transformar gibis em vídeos foi necessário um ano de trabalho. Os temas abordados nesta fase inicial são A importância do Sono, Síndrome de Cri Du Chat, A participação das Mulheres na Ciência, Vacinação, Dependência de Drogas de Abuso, Acessibilidade, Aquecimento Global, e A importância da Ciência no Ensino Médio.
Para acessar os vídeos, visite o canal da Dona Ciência no YouTube: https://www.youtube.com/@dona.ciencia