Pesquisar
Close this search box.

Programa MCTI Futuro foi destaque no Congresso Internacional de Inovação Aberta do #RIW23

Rodrigo Ferraz Azevedo, Coordenador do Laboratório de P&D do FIT Instituto de Tecnologia, executor do programa MCTI Futuro em Sorocaba desde 2021, visitou o estande da Softex no Rio Innovation Week. Seu sucesso foi destaque no palco da Finep nesta terça-feira (3).

Na fase 1 do programa, realizado sob a coordenação da Softex, o FIT capacitou 1.407 pessoas em Inteligência Artificial (IA), Internet das Coisas (IoT), Robótica e Gêmeos Digitais. Todas receberam certificado mediante a entrega de projetos.

Na fase 2, iniciada em fevereiro deste ano e que visa capacitar alunos e profissionais do mercado em IA e IoT, ocorrerá até o primeiro semestre de 2025, e a execução foi ampliada para abranger a disseminação de conteúdos sobre novas tecnologias e profissões do futuro em segmentos como Agro, Energia, Mobilidade e Saude. Todos os instrutores utilizam metodologia ativa de ensino. Esta fase também contemplou a criação de uma aceleradora técnica de projetos de startups.

“Estamos acelerando três startups: uma desenvolvedora de solução de consumo de energia em indústrias de energia alternativa, uma de hardware de controle do sono e outra focada em hidroponia automatizada. Temos 20 profissionais alocados no MCTI Futuro, sendo quatro pesquisadores especializados em agronegócio, energia, mobilidade e saúde. Trabalhamos em codesenvolvimento, oferecendo conhecimento, infraestrutura e equipe multidisciplinar para auxiliar no sucesso do projeto. Essa jornada de cada startup dura três meses”, explicou Rodrigo Ferraz Azevedo.

Para conhecer em detalhes o programa MCTI Futuro, visite https://softex.br/iniciativas/mcti-futuro/

Caio Bastos, Líder de Novos Negócios & Parcerias na Softex, e Rodrigo Ferraz Azevedo, Coordenador do Laboratório de P&D do FIT Instituto de Tecnologia
Rolar para cima