O emprego da Inteligência Artificial (IA) no agronegócio brasileiro tem promovido uma revolução no setor, aumentando a eficiência e a produtividade das operações agrícolas.
Ferramentas de IA – como sensores inteligentes, drones e sistemas de análise de dados – estão sendo amplamente adotadas para monitorar as condições das culturas, prever pragas e doenças, e otimizar o uso de recursos como água e fertilizantes. Segundo a Embrapa, essas tecnologias têm potencial para aumentar a produtividade em até 67%, ao mesmo tempo em que reduzem os custos e os impactos ambientais das atividades agrícolas.
De acordo com a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), o uso de IA pode reduzir perdas pós-colheita em até 30%, garantindo que os produtos cheguem frescos aos consumidores. Esse avanço tecnológico está, portanto, não apenas melhorando a competitividade do agronegócio brasileiro no mercado global, mas também garantindo a segurança alimentar e promovendo práticas mais sustentáveis.
Entre os 35 projetos de pesquisa de impacto que fazem uso de IA em processo de aceleração tecnológica pelo Programa IA² MCTI, 6 são da vertical de agro e estão desenvolvendo soluções que abrangem desde a agricultura e a pecuária de precisão – que permite a tomada de decisões baseadas em dados em tempo real – passando por análise de solo até cultivos indoor.
No segmento pecuário, destaques para os projetos da IBEEF envolvendo pecuária de precisão para a avaliação da qualidade de carcaça e carne bovinas para Indústria da Carne 4.0; da 3R Agro Digital envolvendo a gestão e certificação da sustentabilidade da produção de bovinos no pasto; e da KeroW, voltado para o reconhecimento individual de bovinos e suínos por meio da captura de imagens com apoio de redes neurais convolucionais e IA.
Também estão em aceleração o sistema de Controle de pragas automatizado por meta-aprendizagem da Universidade Católica Dom Bosco; o SensorGreen para análise Inteligente do Solo, e o UTFARM, solução inteligente para a produção indoor de bioativos para fitomedicamento.
A IA está transformando o agronegócio brasileiro ao combinar precisão, eficiência e sustentabilidade, garantindo uma produção mais inteligente e segura para o futuro.
Clique aqui para saber mais sobre os projetos para o segmento do agronegócio que estão sendo aceleradas no Programa IA² MCTI.