Pesquisar
Close this search box.

Conecta Startup Rio Grande do Sul apoiará 4 startups gaúchas com bolsas e mentorias

Quatro startups gaúchas – Fórmula 3D, Pix Force, Auftek e Masima – foram selecionadas para participar do Conecta Startups RS. O programa é uma iniciativa estratégica para revitalizar empresas de base tecnológica e organizações conectadas participantes do Conecta Startup Brasil e que enfrentaram prejuízos significativos em razão dos danos causados pelas enchentes de maio, buscando viabilizar a recuperação e a retomada do crescimento através da destinação de recursos e incentivos.

Para a sua realização, o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), a Softex e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) trabalharam em conjunto na formulação de um projeto complementar, capaz de assegurar um suporte justo e sustentável para as startups impactadas, incentivando também o surgimento de novas iniciativas para a região.

“O Conecta Startups RS visa não apenas apoiar as startups impactadas, mas também fomentar a inovação e incentivar novas ideias que podem contribuir para o desenvolvimento socioeconômico da região”, destaca Diônes Lima, vice-presidente executivo da Softex.

Healthtechs, IA e visão computacional  – Entre as selecionadas estão três healthtechs: Fórmula 3D, que auxilia os hospitais a desenvolverem terapias medicamentosas sob demanda e de acordo com as necessidades de cada paciente utilizando técnicas de impressão 3D; Masima,  criada com a missão de viabilizar o acesso à neuroimagem quantitativa de excelência ao combinar conhecimentos biológicos, computacionais e de engenharia; e Auftek, focada no desenvolvimento de instrumentos laboratoriais inteligentes para análise microbiológica em tempo real e na instrumentação para ensaio de inversores de frequência. A quarta e última startup é a Pix Force, especializada no desenvolvimento de soluções utilizando tecnologias de visão computacional, inteligência artificial e machine learning para auxiliar a interpretação automática de imagens e vídeos.

Na fase de validação, com início em outubro e duração de um mês, cada uma das startups receberá R$ 12 mil em recursos para bolsistas. Duas serão selecionadas para a fase prática e seguirão com o desenvolvimento do mercado em que atuam, buscando potenciais clientes para a solução validada. Para tanto, contarão com R$ 68 mil em recursos.

“Além de oferecer suporte financeiro, o programa proporciona mentoria especializada e acesso a redes de investidores, além de conexão com empresas locais, criando assim um ecossistema de inovação vibrante e resiliente”, conclui o vice-presidente executivo da Softex.

O Conecta Startups RS será encerrado em dezembro com a realização do Demo Day e rodadas de negócios. Além de marcar o final do processo de aceleração, esse encontro permite aproximar as startups de potenciais parceiros e investidores.

Por Karen Kornilovicz
Agência Softex

Rolar para cima