Pesquisar
Close this search box.

Softex participa de Fórum da ABDE sobre Financiamento à Transição Justa no Nordeste

Ruben Delgado, presidente da Softex, participa no próximo dia 10 de outubro, às9h00, da mesa de abertura do 4º Fórum Debate, encontro promovido pela Associação Brasileira de Desenvolvimento (ABDE) e que terá como tema “Financiamento à transição justa e o potencial do Nordeste brasileiro”.

O evento, que já passou por cidades como Rio de Janeiro, Natal e Londrina, acontecerá desta vez em Fortaleza, na sede do Banco do Nordeste (BNB), com o patrocínio da Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD) e com apoio institucional da Softex e iREDE.

Os fóruns regionais da ABDE têm como objetivo promover debates sobre temas cruciais para o desenvolvimento sustentável e inclusivo no Brasil. Nesta edição, serão discutidas estratégias de financiamento que acelerem a transição para fontes de energia renovável, com foco no Nordeste, região com grande potencial para projetos de energia solar, eólica e hidrogênio verde.

Especialistas do Banco Mundial, BNDES, Ministérios do Meio Ambiente e da Economia, além de representantes de instituições internacionais como a AFD, participarão dos debates, abordando parcerias e oportunidades de financiamento para o desenvolvimento sustentável da região. O fórum contará com três painéis principais: Financiamento à Transição Justa no Brasil: Oportunidades de cooperação entre instituições financeiras brasileiras e internacionais; Emergência Climática e Transição Energética: Tendências globais e seus impactos no Nordeste; e Financiamento a Infraestruturas Resilientes: Soluções urbanas com inclusão social.

Segundo Paulo Câmara, presidente do Banco do Nordeste, “o fórum será uma oportunidade para destacar o papel estratégico do Nordeste na transição energética. A região já se consolida como um polo de energia limpa no Brasil, e este evento permitirá explorar como maximizar esse potencial de maneira inclusiva e sustentável”.

As inscrições prosseguem até 9 de outubro e podem ser realizadas aqui.

Por Karen Kornilovicz
Agência Softex

Rolar para cima