Com a meta de qualificar 125 empresas do Distrito Federal e da Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno (RIDE) para atuação no mercado internacional, a Softex anuncia que será responsável pela execução do Programa de Qualificação para Exportação (PEIEX) oferecido pela ApexBrasil, que contará com recursos da ordem de R$ 1,54 milhão para a sua realização.
O anúncio foi realizado durante o evento “DF para o mundo”, encontro realizado nesta terça-feira (15) com o objetivo de fomentar a pauta exportadora da região e que contou com a participação de Jorge Viana, presidente da ApexBrasil; Ana Paula Repezza, diretora da ApexBrasil; Paco Britto, Secretário de Relações Internacionais do Distrito Federal; e Ruben Delgado, presidente da Softex.
O PEIEX-DF é multissetorial e tem como público-alvo empresas não exportadoras ou exportadoras iniciantes que comercializam bens e serviços com potencial de vendas no mercado global. Organizações comandadas por mulheres serão beneficiadas pelas ações do PEIEX como parte do projeto Mulheres e Negócios Internacionais, da ApexBrasil, que tem o objetivo de inserir empresas lideradas por mulheres no exterior.
Gratuito, o PEIEX permite que as companhias interessadas em atuar no mercado internacional iniciem o processo de exportação de forma planejada e segura com a orientação de consultores especializados. O programa tem entre seus grandes diferenciais a promoção de eventos de networking para a troca de experiências entre os participantes.
“O programa oferece um diagnóstico de internacionalização e um mapeamento de necessidades da empresa. Assim, o empresário pode visualizar em quais pontos necessita atuar para fortalecer a sua operação com o objetivo de exportar”, explica Diônes Lima, vice-presidente executivo da Softex.
Crescimento das Exportações a partir do DF – Segundo dados de uma pesquisa conduzida pela ApexBrasil, nos últimos 20 anos as exportações do Distrito Federal têm apresentado tendência de crescimento moderado. Em 2021, o número de empresas exportadoras era de apenas 98. No ano passado, os principais destinos de exportação do DF foram China, Emirados Árabes Unidos e Arábia Saudita e mais de 31% das vendas externas da pauta exportadora desta unidade federativa mostra-se concentrada em semimanufaturados e manufaturados. Entre os setores de maior valor agregado que podem representar oportunidades para o aumento das exportações do DF estão vestuário, preparações alimentícias e aparelhos elétricos.
O PEIEX contempla 40 horas de atendimento e está dividido em sete fases: avaliação do perfil exportador para a definição de maturidade e disponibilidade, assinatura do termo de adesão, avaliação de prontidão inicial para apurar as habilidades da empresa para exportar, apresentação do plano de trabalho, execução do plano de trabalho, avaliação de prontidão final e entregaum plano de exportação ou mapa de valor para que a empresa atendida siga a sua jornada de internacionalização com embasamento e maior chance de sucesso.
Ao longo do último ano (2023), 2.578 empresas aderiram ao PEIEX no Brasil todo. No período de 2021 a 2023, o programa atendeu 5.334 empresas, das quais 827 exportaram e geraram US$ 3,16 bilhões em volume de negócios.
Para mais informações ou para se inscrever no PEIEX-DF, acesse https://peiexdf.softex.br/
Por Karen Kornilovicz
Agência Softex