Pesquisar
Close this search box.

Softex Amazônia ofereceu orientações sobre a criação de startups na trilha de empreendedorismo da Expo Amazônia Bio & TIC 2024

A Expo Amazônia Bio & TIC, realizada no Centro de Convenções de Manaus e encerrada na última quarta-feira, 6 de novembro, promoveu discussões importantes sobre o papel da ciência, tecnologia e inovação para o desenvolvimento sustentável da região. O evento reuniu especialistas e representantes de setores como empreendedorismo, bioeconomia, biotecnologia e tecnologia da informação para tratar do fortalecimento da região como polo de inovação.

A Softex Amazônia teve participação ativa na trilha de Empreendedorismo, onde ofereceu orientações sobre a criação e desenvolvimento de startups. Na ocasião, Emanuela Dias, coordenadora da Softex Amazônia, apresentou o Programa Prioritário de Empreendedorismo Inovador (PPEI) como uma linha de fomento às startups.

Nos últimos cinco anos, o PPEI mobilizou R$ 70 milhões em iniciativas de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D), impulsionando 44 projetos em diferentes regiões da Amazônia e atendendo 258 startups. Esse esforço beneficiou mais de 7,7 milhões de pessoas e envolveu 70 atores do ecossistema de inovação, mostrando o impacto significativo da Softex na promoção de um futuro sustentável e inovador para o Amazonas.

O encontro reforçou a importância do empreendedorismo e da inovação como vetores de crescimento para o desenvolvimento sustentável da Amazônia. Vânia Maria Thaumaturgo Siqueira Capela, presidente do Conselho de Administração do Polo Digital de Manaus e organizadora do evento, destacou a relevância da Softex na construção de um ecossistema tecnológico próspero e regionalmente integrado. “Com sua participação na ExpoAmazônia, a Softex reafirma seu compromisso com o desenvolvimento regional, sendo um ator importante para o estabelecimento de um ecossistema de tecnologia forte e próspero”, disse.

Na oportunidade, também foi possível trocar informações relevantes com várias instituições executoras do PPEI, como a Venture Hub Manaus, o ITEAM – Instituto Tecnológico Educacional da Amazônia, o Instituto Federal do Amazonas (IFAM), a Universidade Federal do Amapá (UNIFAP) e o Instituto Federal de Rondônia (IFRO).

Outro ponto alto do evento foi o estande do projeto Curumim Empreendedor, coordenado pela Softex Amazônia e executado em parceria com o Instituto Federal do Amazonas (IFAM). O projeto oferece cursos de Formação Inicial e Continuada em Empreendedorismo, Inovação e Tecnologia voltados para alunos do ensino médio, visando capacitar jovens para os desafios do mercado e contribuir para o fortalecimento do ecossistema de inovação local.

“Participar da Expo Amazônia Bio&Tic 2024 foi uma oportunidade valiosa para aprofundar o conhecimento sobre as potencialidades, demandas e necessidades específicas da Amazônia Ocidental e do Amapá. Essa experiência reforça nosso compromisso com o aprimoramento contínuo da coordenação do PPEI, ao mesmo tempo que permite demonstrar de forma clara os impactos regionais e os benefícios socioeconômicos, tecnológicos e científico inovadores que o programa prioritário traz para a região”, avalia Emanuela Dias.

Por Karen Kornilovicz
Agência Softex

Rolar para cima