O mercado global de infraestrutura de Inteligência Artificial (IA) está em ascensão e deve alcançar US$ 107 bilhões em investimentos até 2028, segundo o estudo “Worldwide Semiannual Artificial Intelligence Infrastructure Tracker” da IDC. No primeiro semestre de 2024, os gastos globais com infraestrutura de hardware de computação e armazenamento voltados para IA somaram US$ 31,8 bilhões, representando um aumento de 37% em relação ao mesmo período do ano anterior.
Esse crescimento é impulsionado principalmente por investimentos em servidores, que concentraram 89% dos gastos com infraestrutura de IA no 1S24, com destaque para os ambientes de nuvem e compartilhados, responsáveis por 65% do total. Enquanto provedores de serviços em nuvem e hiperescaladores lideram a expansão, empresas tradicionais seguem com baixa adoção de infraestrutura local para IA.
Servidores acelerados, fundamentais para plataformas de IA, apresentaram uma taxa de crescimento de 63% no período, respondendo por 58% do total de gastos com servidores de IA. A expectativa da IDC é que esses servidores representem mais de 60% dos investimentos na categoria até 2028, crescendo a uma taxa composta anual (CAGR) de 19%.
O armazenamento também desempenha um papel crucial, com 36% de crescimento no 1S24, impulsionado pela demanda por gerenciar grandes volumes de dados usados no treinamento e na inferência de modelos de IA. Mais da metade dos gastos com armazenamento (56%) foi direcionada a implementações em nuvem, refletindo a preferência por soluções escaláveis.
Geograficamente, os Estados Unidos lideram o mercado de infraestrutura de IA representando quase 50% dos investimentos realizados no primeiro semestre deste ano, seguidos pela China (23%), Ásia-Pacífico excluindo Japão (16%) e Europa, Oriente Médio e África (10%). Nos próximos cinco anos, o crescimento mais rápido deve ocorrer na região da Ásia-Pacífico (CAGR de 20%), enquanto os Estados Unidos continuarão a ser o maior mercado, com um CAGR de 16%.
Por Karen Kornilovicz
Agência Softex