Pesquisar
Close this search box.

CI Digital abre inscrições para interessados em desenvolver circuitos integrados digitais de alta complexidade

Estão abertas as inscrições para o Programa CI Digital, destinado a quem busca uma carreira promissora no dinâmico e estratégico setor de semicondutores, um mercado em constante evolução.

Iniciativa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e a Chip Tech Brasil, em parceria com a Softex, o programa oferece um total de 350 vagas, distribuídas entre diversas instituições renomadas, e visa posicionar o Brasil como um centro de excelência no desenvolvimento de projetos de microeletrônica de alta complexidade.

O CI Digital combina teoria e prática em um conteúdo programático abrangente, incluindo tecnologias avançadas de microarquitetura e desenvolvimento de arquiteturas digitais. Com duração de 18 meses, o curso é estruturado em três fases de seis meses, cada uma com 400 horas. As fases incluem introdução à microeletrônica, linguagens de descrição de hardware, síntese lógica, verificação de circuitos integrados e microarquitetura RISC-V. Na última etapa, os participantes realizarão imersões práticas em empresas do setor.

A formação será oferecida como um curso presencial noturno. Inicialmente, ocorrerá nas instalações do Instituto Nacional de Telecomunicações – Inatel, da Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) e do Instituto Hardware BR (HBR). Em uma segunda fase, o curso será expandido para incluir a Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) e o Centro de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico em Informática e Eletroeletrônica de Ilhéus (CEPEDI).

“A capacitação do CI Digital é estratégica para o fortalecimento da indústria de microeletrônica no Brasil, formando profissionais altamente capacitados para enfrentar os desafios da área e contribuir com inovações em tecnologias de ponta,” afirma Francisco Martins Portelinha Júnior, gerente de PD&I em Hardware e Software Embarcado do Inatel.  “Além disso, o programa representa uma oportunidade única para profissionais que desejam se reposicionar no mercado, adquirindo competências em uma área em crescimento e que oferece excelentes perspectivas de carreira”, pontua.

Podem participar do Programa CI Digital profissionais graduados ou estudantes com pelo menos 70% do curso concluído em áreas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e Engenharias, abrangendo formações como Engenharia Elétrica, Engenharia de Computação, Engenharia Mecatrônica, Ciência da Computação, Sistemas de Informação, Análise de Dados e Tecnólogos em Tecnologia, entre outras correlatas. Durante toda a sua participação os alunos receberão uma bolsa mensal como incentivo para dedicação exclusiva.

As inscrições seguem até o dia 18 de fevereiro no endereço https://selecao.provafacilnaweb.com.br/#/subscriptions/new/d716fafd-86db-4642-9bec-876201b89ea1. Para mais informações sobre o Programa CI Digital clique aqui.

Imagem: Freepik

Por Karen Kornilovicz
Agência Softex

plugins premium WordPress
Rolar para cima