Realizada entre os dias 9 e 11 de abril, em Brasília, a edição do Exporta Mais Brasil voltada ao setor de tecnologia da informação e comunicação (TIC) reuniu compradores internacionais e empresas brasileiras com o objetivo de ampliar as exportações do setor. Promovido pela ApexBrasil, o evento contou com o apoio da Softex, do Governo do Distrito Federal, Sebrae-DF, Fecomércio-DF, Fibra, Sinfor-DF e do Parque Tecnológico BIOTIC.
Durante o programa, 27 empresas nacionais participaram de rodadas com seis compradores da Polônia, Chile, Colômbia, Rússia e Estados Unidos. A agenda resultou em 93 reuniões, com US$ 75 mil (R$ 439,5 mil) em negócios imediatos e expectativa de US$ 1,175 milhão (cerca de R$ 6,9 milhões) em até 12 meses. A maior parte das participantes eram startups e empresas de micro e pequeno porte.
Na cerimônia de abertura, o presidente da Softex, Ruben Delgado, destacou a relevância da iniciativa para o posicionamento internacional do setor. “O Brasil precisa fortalecer sua atuação como produtor e exportador de tecnologia. Já exportamos para todos os continentes e contamos com profissionais altamente qualificados. Programas como o Exporta Mais Brasil reforçam essa presença internacional e abrem novos mercados para empresas nacionais”, disse.
Além das rodadas de negócios, o programa incluiu uma etapa de capacitação para as empresas participantes, promovida por meio do projeto setorial Brasil IT+, executado em parceria com a Softex. As atividades preparatórias incluíram treinamentos em pitch comercial, precificação e negociação com compradores estrangeiros.
Segundo Naiara Bonifácio, diretora da 360 Nexus, consultoria responsável pela capacitação, as empresas passaram por duas semanas de preparação intensa, tanto em grupo quanto de forma individual. “Elas aprimoraram seus discursos, destacaram diferenciais competitivos e chegaram mais preparadas para as reuniões. O resultado foi bastante positivo em termos de projeções de negócio”, avaliou.
Participantes como Gabriel Guimarães, da empresa potiguar Strategi, e Flávio Alves, da brasiliense NovaTics, destacaram o valor da experiência para o processo de internacionalização de seus negócios, com perspectivas concretas de fechamento de contratos nas próximas semanas.
Lançado em 2023, o Exporta Mais Brasil soma 28 edições, com mais de seis mil reuniões realizadas e R$ 553 milhões em expectativas de negócios. O projeto setorial Brasil IT+, por sua vez, já apoiou mais de mil empresas, movimentando US$ 793 milhões em negócios apenas em 2023.
Por Karen Kornilovicz
Agência Softex, com informações ASCOM ApexBrasil