Nos dias 24 e 25 de abril, o Instituto de Informática da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) sediou o workshop e job fair do Programa CI Inovador, iniciativa que busca formar especialistas em microeletrônica e fortalecer a indústria nacional de semicondutores. O evento marcou a conclusão da fase 1 do programa.
Durante dois dias de atividades no prédio 43413 da Universidade, 72 profissionais apresentaram os resultados de projetos desenvolvidos ao longo da capacitação, que teve duração de seis meses. A programação também contou com a presença de mais de 15 empresas do setor de semicondutores, criando oportunidades de networking, empregabilidade e aproximando ainda mais a academia do setor produtivo.
O workshop e job fair proporcionaram uma visão abrangente sobre o trabalho de profissionais altamente qualificados e evidenciaram as perspectivas de um setor estratégico para o desenvolvimento tecnológico e econômico do país.
O Programa CI Inovador é uma iniciativa conjunta do MCTI, da Softex e do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), com o apoio da Sociedade Brasileira de Microeletrônica (SBMicro) e da Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee).
Estruturado em três fases, ele inclui capacitação teórico-prática no Brasil, experiência internacional e o desenvolvimento de projetos em empresas (in company). Durante o curso, os participantes recebem bolsas de estudo e, ao final da primeira fase, os aprovados obtêm certificado de conclusão.
Por Karen Kornilovicz
Agência Softex