Emanuela Dias, coordenadora da Softex Amazônia, participou nesta sexta-feira, 9 de maio, da 1ª reunião de 2025 do Conselho de Administração do Polo Digital de Manaus (ADPM), realizada no Casarão Cassina.
Durante o encontro, foram detalhados os eventos programados para 2025, como a ExpoAmazônia, a Conferência Bio & TIC e uma missão internacional a Israel. Também foram discutidos os avanços do Parque Tecnológico Ilha de São Vicente e revisado o planejamento estratégico do Polo para os próximos meses.
Participaram do evento Vânia Thaumaturgo, presidente do Conselho da APDM, e Jeibi Medeiros da Costa, Secretário Executivo de Ciência, Tecnologia e Inovação do Governo do Estado do Amazonas.
“A Softex Amazônia é uma das instituições fundadoras da Associação do Polo Industrial de Manaus. Hoje tivemos a oportunidade de contribuir com a discussão de pautas importantes, como o Parque Tecnológico e a edição deste ano da ExpoAmazônia, o maior evento de bioeconomia e tecnologia da região Norte do Brasil”, avalia Emanuela Dias.
Fortalecendo o ecossistema de TICs de Manaus
A Associação Polo Digital de Manaus é uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, criada pela Softex, Instituto Eldorado, Instituto CESAR e Valyup. Sua missão é estruturar e fortalecer o ecossistema de tecnologia da informação e comunicação (TIC) da capital amazonense, promovendo governança e representatividade para impulsionar o setor de forma integrada.
Atuando como articulador de soluções inovadoras e sustentáveis, o Polo reúne um amplo leque de atores, incluindo ICTs públicas e privadas, universidades, empresas de tecnologia, startups, aceleradoras, fundos de investimento e órgãos públicos. Até o final de 2025, entre seus principais objetivos estão a formação de profissionais qualificados em TIC, o estímulo ao empreendedorismo, o fortalecimento de startups e o reconhecimento nacional como um dos cinco maiores polos digitais do Brasil.
Por Karen Kornilovicz
Agência Softex