A Softex e o Ministério para Negócios e Comércio do Governo Britânico no Brasil (Department for Business and Trade – DBT) assinaram um Memorando de Entendimento (MoU) para fomentar a colaboração entre empresas e organizações dos dois países nos setores de Tecnologia, Informação e Comunicação (TIC).
Com duração inicial de 36 meses, o acordo poderá ser prorrogado por mais 36 – totalizando até seis anos de cooperação – e tem como principais objetivos a promoção de iniciativas bilaterais, o estímulo ao comércio e ao investimento no setor de TICs, e a criação de mecanismos de apoio à inovação. Estão contemplados desde eventos de networking e exposições, até programas de capacitação e visitas técnicas.
Entre as ações previstas está a participação na London Tech Week 2025, a primeira iniciativa conjunta a ser realizada dentro do escopo do Memorando. A missão, organizada pelo DBT com o suporte do projeto setorial Brasil IT+, parceria da Softex com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), pretende levar até 20 empresas brasileiras ao Reino Unido no mês de junho para estabelecer conexões estratégicas, identificar oportunidades de negócio e estreitar laços com o ecossistema britânico de inovação.
Terceiro maior ecossistema de tecnologia do mundo – Para a Softex, o acordo representa um avanço importante na estratégia de internacionalização das empresas brasileiras de tecnologia. “O país oferece um ambiente propício para negócios internacionais, com políticas de incentivo à inovação, acesso facilitado ao capital de risco e uma diversificada base de talentos. Para empresas estrangeiras, esse ecossistema representa uma porta de entrada para o mercado europeu e global, além de gerar oportunidades valiosas de parceria com universidades, centros de pesquisa e startups de ponta. Essa parceria amplia a nossa capacidade de apoiar negócios inovadores na sua jornada global”, afirma Gabriela Silva, líder da célula de internacionalização da Softex.
O Reino Unido se destaca como um dos principais polos globais de inovação tecnológica. Em 2023, startups britânicas captaram US$ 21,3 bilhões em investimentos de capital de risco, consolidando o país como o terceiro maior ecossistema de tecnologia do mundo, atrás apenas dos Estados Unidos e da China. O setor de tecnologia do Reino Unido alcançou uma avaliação de mercado combinada de US$ 1,1 trilhão no primeiro trimestre de 2024, com 171 unicórnios, 20 dos quais atuando no segmento de inteligência artificial. Além disso, o país é líder na Europa em investimentos estrangeiros diretos em tecnologia digital, com 255 projetos registrados em 2023, representando mais de um quarto de todos os projetos europeus nessa área.
“Nos últimos anos, o governo britânico, através do time de investimentos do DBT tem apoiado a internacionalização e expansão de dezenas de startups e empresas brasileiras de tecnologia para o Reino Unido. Casos de sucesso, como o da CI&T, Cadastra, FCamara, Pismo, dentre outras comprovam a relevância do mercado britânico e suas conexões globais para o crescimento internacional. Portanto, firmar esta parceria com a Softex para promoção bilateral de comércio e investimento reforçará ainda mais estas conexões de negócios entre Brasil e Reino Unido no setor de Tecnologia no longo prazo”, avalia Cristiano Andrade, Head de Inward Investment no Ministério para Negócios e Comércio do Governo Britânico no Brasil.
Para Eros Silva, gestor projetos setoriais de promoção comercial internacional de tecnologia, games e inovação da Gerência de Indústrias e Serviços da ApexBrasil, “a parceria com o DBT fortalece significativamente o ecossistema brasileiro de inovação e tecnologia, ao promover conexões estratégicas, atrair investimentos e estimular o intercâmbio de conhecimento entre os dois países.”
Por Karen Kornilovicz
Agência Softex