Com foco na integração entre ciência, tecnologia e mercado, o Seminário de Inovação “Ideias que Conectam. Iniciativas que Transformam” reuniu no último dia 5 de agosto, em Manaus, representantes da comunidade acadêmica, empresarial e institucional da região.
Organizado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) do Amazonas, por meio da Faculdade de Tecnologia Senac, em parceria com a Softex Amazônia e a Suframa, o evento teve como objetivo ampliar o debate sobre inovação e apresentar soluções aplicáveis para os desafios da região Norte.
O seminário integrou a programação do Programa Capacita Amazônia e teve participação ativa dos alunos da pós-graduação em Gestão da Inovação com ênfase em Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I), coordenada pela Softex Amazônia. Os resultados da formação incluem 29 concluintes, 65 participações em eventos científicos e 51 artigos produzidos.
Na oportunidade, também foi lançado o e-book colaborativo “Práticas Inovadoras em PD&I”, reunindo estudos desenvolvidos pelos pós-graduandos com foco em soluções inovadoras aplicáveis em diferentes tipos de organizações. A obra marca um dos principais resultados acadêmicos do programa, valorizando o trabalho coletivo e o vínculo entre teoria e prática no contexto amazônico.
A programação contou com as palestras do Dr. Max Cohen, economista, pesquisador da startup Arapaima Inteligência Artificial e consultor do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac AM; Dr. Marconi Albuquerque, do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, que abordará os incentivos da Lei do Bem; e Daniel Leipnitz, especialista em ecossistemas de inovação, com a palestra “Uma ponte para inovação”. Jacqueline Gonçalves, representando a Softex Amazônia, acompanhou a cerimônia de conclusão da pós-graduação e o lançamento do e-book.
O seminário reforçou o papel do Senac Amazonas na promoção da educação tecnológica voltada a pesquisa desenvolvimento e inovação, estimulando a integração entre conhecimento científico e mercado.
Por Karen Kornilovicz
Agência Softex