Análises, previsões e panorama completo do setor de TICs

A edição 2025 do estudo “Indústria de Software e Serviços de TIC no Brasil: caracterização e trajetória recente” apresenta um retrato detalhado do setor, revelando tendências, oportunidades e projeções até 2030 que apoiam a tomada de decisões estratégicas e contribuem para o fortalecimento da área.

Baseado em dados oficiais e de institutos de pesquisa, o estudo amplia a discussão sobre o setor, constrói séries históricas e permite comparativos com mercados mundiais. São mais de 80 gráficos, análises aprofundadas e previsões estratégicas que oferecem um panorama completo da evolução da indústria de software e serviços de tecnologia da informação e comunicação no Brasil.

Baixe agora, gratuitamente, o Estudo de TICs 2025 e tenha em mãos as informações que estão moldando o futuro do setor.

10 competências com maior crescimento de demanda entre 2025 e 2030

O futuro do trabalho exigirá a combinação de competências técnicas e humanas, em resposta à transformação digital e às mudanças sociais e econômicas. Segundo o Estudo de TICs 2025, as dez competências com maior crescimento de demanda no Brasil entre 2025 e 2030 são:

Participação feminina e os desafios da inclusão

No mercado de trabalho, o setor respondeu em 2024 por 2,36% dos vínculos formais no país, com 1,14 milhão de postos. A participação feminina, no entanto, permanece baixa (19,2%), com salários 19,3% inferiores aos dos homens, mesmo com maior escolaridade.

A desigualdade de gênero se soma a barreiras de empregabilidade para profissionais acima dos 40 anos e a disparidades raciais: 52,4% dos trabalhadores se autodeclaram brancos, 25,5% pardos e 6,2% pretos.

Explosão do EAD e aumento do número de concluintes

Na formação acadêmica, os cursos ligados ao setor cresceram 55,3% entre 2013 e 2023, com forte impulso do ensino a distância, que já concentra 87,5% das vagas.

O número de concluintes quase dobrou no período, chegando a 87,9 mil em 2023, com predominância dos cursos tecnológicos (68,8%) e do setor privado (81,1%).

Startups crescem, mas maioria ainda não gera receita

O Brasil conta com 20.096 startups mapeadas em 1.396 municípios e distribuídas em 748 segmentos que mobilizam diretamente cerca de 41 mil pessoas. Cerca de 36,6% estão concentradas no Sudeste, com 53,4% ainda sem faturamento e dependentes de autofinanciamento e incentivos públicos.

Dashboard

Navegue pelo nosso painel de dados interativo e realize análises personalizadas utilizando os diversos filtros para explorar os insights que mais importam para você!

Preencha o Formulário e Baixe o estudo

  1. A Softex utiliza seus dados para que você continue recebendo nossos conteúdos e se mantenha atualizado sobre questões de seu interesse, como novos projetos, eventos e notícias nas áreas de inovação, tecnologia, empreendedorismo, investimento, educação, internacionalização e exportação.
    Administramos seus dados com segurança e não os compartilhamos com terceiros. Você pode optar por sair de nossa lista de e-mails a qualquer momento, clicando em “descadastramento”. Para mais informações, leia nossa Política de Privacidade

Confira outras publicações recentes

plugins premium WordPress
Rolar para cima