Nesta quinta-feira, 21 de agosto, Macapá sediou o Pitch Day, evento que integra a Jornada de Integração Regional e Interiorização do Desenvolvimento, promovida pela Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa). A atividade contou com a participação de Emanuela Dias, coordenadora da Softex Amazônia.
Durante o encontro, seis startups do Amapá com projetos de fomento ao Empreendedorismo Inovador contemplados nos programas prioritários de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) apresentaram suas soluções à banca da Softex Amazônia, composta por Leonardo Mazzomo, partner da aceleradora Ventuir; e pelo Prof. Dr. Daniel Chaves, da Universidade Federal do Amapá (Unifap).
A MedBolso trouxe um sistema para gestão financeira e de escalas médicas; a TravelBox apresentou um portal de integração voltado a smart cities; a Pajé Bot destacou sua plataforma de acompanhamento de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA); a Politic AI mostrou ferramentas para gestão política baseadas em inteligência artificial e Web3; a Lamp Soluções Energéticas demonstrou soluções de iluminação solar inteligente; e a Vivaben apresentou seu hub de conexões para serviços de saúde.
PD&I na Amazônia Ocidental e Amapá
O Pitch Day tem como objetivo identificar propostas com potencial para receber recursos de PD&I oriundos da Lei de Informática (Lei nº 8.387/1991). Essa legislação determina que empresas de bens de informática beneficiadas pelos incentivos fiscais da Zona Franca de Manaus devem investir, anualmente, pelo menos 5% do faturamento bruto da venda de bens e serviços de tecnologias da informação e comunicação (já deduzidos os tributos) em atividades de PD&I na Amazônia Ocidental ou no Amapá.
No estado, o Programa Prioritário de Empreendedorismo Inovador (PPEI), coordenado pela Softex, já direcionou mais de R$ 11 milhões para apoiar cinco projetos prioritários em cinco municípios. As iniciativas envolvem capacitação em inteligência artificial, especialização em sistemas fotovoltaicos, formação de professores em empreendedorismo e incentivo à inovação aberta, aproximando startups e indústrias. Além disso, o PPEI vem estimulando o desenvolvimento de startups de base tecnológica por meio de treinamentos, qualificações e mentorias.
Antes do evento, Emanuela Dias visitou o laboratório de pesquisa e extensão tecnológica Unifap Digital, acompanhada do coordenador Prof. Dr. Rafael Pontes, e conheceu de perto o Laboratório de Engenharia Elétrica que conduz o
Projeto PPEI Especialização em Sistemas Fotovoltaicos, sob a coordenação do Prof. Dr. Werbeston Douglas Oliveira.
A programação da Jornada prossegue nesta sexta-feira (22), com a apresentação dos resultados dos programas prioritários na Amazônia Ocidental e no Amapá, além de casos de sucesso locais.


Projeto PPEI Especialização em Sistemas Fotovoltaicos
Por Karen Kornilovicz
Agência Softex, com informações ASCOM Suframa