A Art IT, empresa de soluções digitais orientadas a dados, integra pela primeira vez a delegação Brasil IT+ no Gartner IT Symposium/Xpo™, o maior encontro mundial de líderes de tecnologia e executivos C-level, que acontece até o dia 23 de outubro, em Orlando, nos Estados Unidos.
A iniciativa marca um novo capítulo na trajetória de expansão internacional da companhia, que busca consolidar sua atuação no mercado norte-americano e fortalecer conexões com empresas globais de tecnologia e inovação.
Fundada em 2002, em Campinas, a Art IT nasceu como uma consultoria de tecnologia voltada ao desenvolvimento de software sob medida. Ao longo de 23 anos, evoluiu para uma empresa de soluções digitais que combina tecnologia, design e estratégia para apoiar grandes organizações em seus processos de transformação digital, eficiência operacional e inovação contínua. Entre seus principais clientes estão Ambev, Embraer, DHL, Leroy Merlin, Honda, Seguros Unimed e Movida, entre outros.
A companhia atua em diversos segmentos estratégicos, como logística, indústria, agronegócio, energia, serviços financeiros, hospitalidade e varejo, e estrutura suas operações em squads ágeis e serviços de consultoria que abrangem desde design estratégico e analytics até inteligência artificial e hunting de talentos de tecnologia.
Segundo Romulo de Paula, diretor comercial da Art IT, a decisão de investir na internacionalização foi impulsionada pela experiência com clientes multinacionais e pela constatação de que as demandas por transformação digital são semelhantes em diferentes países. “Nosso objetivo é posicionar o Brasil como um hub competitivo de serviços digitais e expandir o conhecimento adquirido localmente para novas geografias”, explica.
Estados Unidos e América Latina no radar
O processo de expansão está estruturado em três frentes: inteligência de mercado, com estudos das regiões mais promissoras; parcerias institucionais em colaboração com ApexBrasil e Softex; e capacitação e presença internacional, por meio da participação em eventos estratégicos como o Gartner IT Symposium/Xpo™ e o SXSW.
No estande do Brasil IT+, a empresa apresenta sua metodologia de resolução de problemas centrada no ser humano, apoiada em dados, integração tecnológica e inteligência artificial. O modelo já vem sendo aplicado com sucesso por grandes empresas brasileiras para ampliar eficiência e escalar a inovação.
Para 2026, a Art IT pretende consolidar sua presença internacional com foco em mercados estratégicos da América Latina – como México, Chile e Argentina, além dos Estados Unidos. A companhia também projeta expandir sua atuação junto a clientes globais que já mantêm parcerias com a empresa no Brasil.
“Esta primeira participação no Gartner será uma oportunidade de aprendizado e prospecção. Queremos compreender as prioridades do mercado americano e construir conexões estratégicas que sustentem nossa expansão global”, destaca Rodrigo Bizarro, diretor de operações da Art IT.
A delegação do Brasil IT+ no Gartner IT Symposium/Xpo™ 2025 conta com 24 empresas: 18 expositoras e 6 prospectoras. Entre as expositoras estão Agile Inc, Apura Cybersecurity Intelligence, Argotechno, Cesar Innovation Center, CI&T, Conquest One, Digibee, ilegra, Fenix DFA, GoLedger, Levva, Orange Testing, Prosperi, Pulsus, Sofist, Stefanini, TOTVS e Venturus. Já Anlix, Art IT, bycoders, Evo Systems, Pappsales e Dominium participam como prospetoras. A participação brasileira é mais uma ação do Projeto Setorial Brasil IT+, desenvolvido pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) em parceria com a Softex.
Acompanhe todos os detalhes nas redes sociais da Softex e do Brasil IT+: LinkedIn, Facebook, Instagram e X.
Por Karen Kornilovicz
Agência Softex