A Diagnext e a Stefanini, duas empresas do portfólio do Brasil IT+, programa de internacionalização desenvolvido pela ApexBrasil em parceria com a Softex, foram reconhecidas na noite desta quarta-feira, 3 de dezembro, entre as Melhores dos Negócios Internacionais 2025 do Prêmio ApexBrasil + Exame. O evento reuniu líderes empresariais, especialistas em comércio exterior e autoridades do setor.
A premiação destacou iniciativas estratégicas que impulsionam o posicionamento internacional do Brasil e reconheceu casos de sucesso que fortalecem a presença nacional no mercado global. Ao todo, 352 projetos foram inscritos, distribuídos em 18 categorias.
Durante a abertura, o presidente da ApexBrasil, Jorge Viana, ressaltou que a premiação é uma oportunidade de valorizar esforços e incentivar novas estratégias de expansão global. “Nosso objetivo é reconhecer empresas e instituições que acreditam no potencial do Brasil no mundo e que contribuem de forma decisiva para a geração de empregos, renda e desenvolvimento sustentável”, afirmou.
Vencedora na categoria Promoção Digital, a Diagnext é uma empresa pioneira em tecnologia de Compressão Adaptativa, transformando a forma como o mundo armazena, transmite e preserva dados. Com mais de 16 anos de inovação, desenvolve tecnologias patenteadas que reduzem drasticamente o tamanho de arquivos, mantendo a integridade diagnóstica e visual — em imagens médicas, vídeo, áudio, PDFs e documentos digitais. Da floresta amazônica às cidades inteligentes e arquivos de exploração espacial, a Diagnext possibilita ecossistemas digitais mais rápidos, eficientes e sustentáveis.
Reconhecida na categoria Serviços, a Stefanini é uma multinacional brasileira de destaque no cenário global, presente em mais de 40 países, incluindo mercados estratégicos nas Américas, Europa e Ásia-Pacífico (APAC), com escritórios em nações como China, Índia, Filipinas e Romênia. Em 2024, registrou faturamento global de R$ 8 bilhões e foi classificada pela Fundação Dom Cabral (FDC) como a empresa brasileira que mais gera valor internacionalmente.
A empresa atua como um ecossistema global de tecnologia, oferecendo soluções de ponta a ponta em sete unidades de negócio, com forte foco em Inteligência Artificial, computação em nuvem e cibersegurança. Sua estratégia de expansão internacional inclui um agressivo plano de fusões e aquisições (M&A). Até 2027, a companhia pretende investir R$ 2 bilhões em M&A, especialmente nos mercados das Américas e da Europa.
Com foco em gerar resultados concretos e criar conexões comerciais de longo prazo, o Brasil IT+ consolidou-se como uma das principais iniciativas estratégicas para o setor de tecnologia do país. Em duas décadas de atuação, o programa já apoiou mais de mil empresas brasileiras interessadas em ampliar sua presença no exterior.

Por Karen Kornilovicz
Agência Softex



































