A delegação brasileira do Soft Landing China 2026 participou nesta sexta-feira (25), em Xangai, de uma agenda de visitas técnicas a projetos de mobilidade urbana, inteligência artificial, gestão de cidades e sustentabilidade. A missão é promovida pela Softex Global em parceria com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).
A programação integrou o City Journey, etapa do Tomorrow.City dedicada à apresentação de soluções implantadas no ecossistema urbano de Xangai. Ao longo do dia, os representantes brasileiros e de outros oito países conheceram aplicações de tecnologias digitais voltadas a desafios das grandes cidades. A atividade complementou os painéis, encontros empresariais e reuniões de networking realizados nos primeiros dias do evento.
Mobilidade integrada e direção autônoma
Uma das visitas foi ao Suishenxing, também conhecido como Shanghai MaaS. O sistema utilizava o conceito de mobilidade como serviço (Mobility as a Service – MaaS) para integrar diferentes opções de transporte urbano em uma mesma plataforma.
Durante a atividade, a delegação conheceu a operação da solução e sua inserção na estratégia de transformação digital de Xangai para o setor de transportes. Criada em 2022, a Shanghai Mobility Service Technology era responsável pela operação de dados do transporte público, pelo planejamento de usos para essas informações e pelo desenvolvimento da plataforma.
Os participantes também conheceram aplicações de direção autônoma desenvolvidas pela Pony.ai em parceria com Shanghai Jinqiao. Fundada em 2016, a empresa apresentou tecnologias relacionadas a robotáxis, caminhões autônomos e soluções para mobilidade inteligente, com usos no transporte urbano e em atividades industriais.
Inteligência artificial aplicada à gestão urbana
Outra etapa da agenda foi dedicada às soluções da Wayz.ai, que combinavam dados, tecnologias digitais e inteligência espacial para apoiar a gestão das cidades.
Na oportunidade, foi apresentado o projeto-piloto de Zhangjiang AI Town, em Pudong. A iniciativa utiliza um gêmeo digital de uma área de dois quilômetros quadrados e que reúne cerca de 1.700 empresas de IA, alimentado por informações provenientes de redes de vídeo, drones e veículos autônomos. Os dados do espaço físico foram processados para demonstrar de que forma a solução “phy-digital” está sendo utilizada para apoiar a operação urbana e a tomada de decisões.
A delegação brasileira reúne seis empresas: Orange Testing, plataforma de automação de testes com inteligência artificial; CWS Platform, voltada ao comércio eletrônico entre empresas; Devint, especializada na análise de equipes de tecnologia; Acquattec, dedicada ao monitoramento participativo e à gestão ambiental; RCB Tech, desenvolvedora da plataforma de turismo Lina; e SoftExpert, fornecedora de software de gestão empresarial.
Por Karen Kornilovicz
Agência Softex