O Programa Start-Up Brasil é a primeira iniciativa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação a ser indicado para o prêmio Inovação, promovido pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap), em parceria com o Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão.
No último dia 1º de dezembro, o Programa Start-Up Brasil, iniciativa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) com gestão operacional da Softex, ficou entre os 11 vencedores das 102 iniciativas que disputaram o prêmio de Inovação na Gestão Pública Federal.
O concurso, que já está em sua 20ª edição, tem como objetivo incentivar a implementação de iniciativas inovadoras na gestão pública, disseminar soluções que sirvam de inspiração para outras práticas e reconhecer e valorizar equipes. O Start-Up Brasil foi a primeira política pública do MCTI a receber o prêmio por ter cumprido os critérios de avaliação e por continuar a exercer um bom trabalho em prol da inovação no país.
Para o coordenador de Software e Serviços do MCTI, José Dieguez, a premiação no Concurso Inovação na Gestão Pública é um reconhecimento dos resultados já alcançados pelo programa Start-Up Brasil. “Ganha o governo na medida em que a gente consegue atrair investimento privado com pequeno recurso público, empoderando pessoas que têm boas ideias e bons negócios, que vão ao mercado, que dão atenção para a sociedade, que fornecem soluções novas, trazendo mais conforto e mais facilidades.”
Uma vitória de todos
Para a decisão, o ENAP levou em conta entre outros critérios, a introdução de inovação em relação a práticas anteriores; resultados positivos comprovados quanto à contribuição para a resolução da situação-problema ou atendimento à demanda do público-alvo ou aos direitos dos cidadãos; e o grau de sustentabilidade na implementação das ações e obtenção dos resultados da iniciativa.
“O Start-Up Brasil é uma política pública que deu certo e tem ótimos resultados. A cada R$1 investido pelo governo, R$2 foram investidos externamente por investidores anjos, privados, fundos ou outras iniciativas. Isso demonstra que a parceria com as aceleradoras, que são instituições privadas que focam no crescimento das empresas, e a gestão Softex que temos feito do programa tem sido eficaz no trabalho de acesso ao mercado, coaching, mentoria e oportunidades para as empresas”, comenta Diônes Lima, vice-presidente de operações da Softex.
Criado em novembro de 2012, o Start-Up Brasil apoia atualmente 183 startups nacionais e internacionais, possui uma rede de 18 aceleradoras em 7 estados brasileiros e mais de 50 parceiros públicos e privados. Além disso, realiza eventos de mentoria, Welcome Aboard, Demo Day nacional e internacional em São Francisco, missões internacionais como a realizada em junho de 2015 para a London Technology Week, participação em feiras e eventos parceiros, e acesso ao mercado e a investidores.