Pesquisar
Close this search box.

Premiação global abre oportunidade para empreendedores brasileiros na área de TI

O concurso WEDS – Witsa Emerging Digital Solutions será uma das atividades do congresso mundial do setor que acontecerá no Brasil pela primeira vez

As empresas e startups brasileiras terão este ano uma grande oportunidade de apresentar novas soluções digitais para o planeta. Pela primeira vez na América do Sul, o Congresso Mundial de Tecnologia da Informação (WCIT, na sigla em inglês), que acontecerá em Brasília, trará como uma das novidades o concurso Witsa Emerging Digital Solutions (WEDS).  A competição, uma importante vitrine para as empresas nacionais frente ao mercado global, irá premiar as melhores soluções digitais, mesmo aquelas em escala reduzida, mas que já tenham surtido efeitos positivos em alguma região do mundo.

“Esse concurso quer premiar as inovações já aplicadas e que tenham gerado bons resultados. Nosso foco não é somente a inovação pela inovação, mas pelo impacto positivo que geram e, com isso, nosso principal objetivo é impulsionar as boas soluções para que elas tomem escala global”, explica Humberto Luiz Ribeiro, co-patrono do evento e presidente do Conselho da Memora, empresa do setor que patrocina o congresso.

A seleção e a premiação de produtos ou serviços inovadores acontecerá antes do início do encontro. As inscrições podem ser realizadas até o dia 10 de agosto por meio do link: www.wcit2016.com/weds.“Estamos muito contentes que o WCIT terá pela primeira vez uma competição internacional que irá fomentar também o mercado nacional. Será uma grande oportunidade para as empresas brasileiras mostrarem suas soluções, e os vencedores participarem desta grande vitrine mundial”, enfatiza Ribeiro.

A comissão julgadora da competição leva em consideração cinco critérios: propósito e impacto da solução; sustentabilidade; replicabilidade; integridade; e inovação. “Esses critérios são fortemente avaliados, pois serão os principais norteadores para verificar se uma solução realmente pode ser disseminada em grande escala”, avalia Ribeiro.

De acordo com o executivo, a princípio o concurso deve premiar cinco empresas, mas como o volume de procura está alto, pode ser que os organizadores avaliem a possibilidade de aumentar esse número. “Nossa expectativa é de que os empreendedores Brasileiros participem intensamente, pois nosso país tem pólos de destaque em TI de Norte a Sul, e muito talento tecnológico a mostrar para o planeta”, comenta.

As empresas vencedoras terão como premiação a passagem aérea para Brasília – de qualquer lugar do mundo – e a credencial “full” que dá acesso a todo o evento. “Além disso, elas ainda terão espaço de destaque para exporem suas soluções, o selo de qualidade da World Information Technology and Services Aliance (WITSA), instituição que promove o congresso, e a chance de participarem de sessões especiais com os principais executivos das maiores empresas de tecnologia do mundo”, explica Ribeiro.

 O Congresso

Pela primeira vez na América do Sul, a 20ª edição do World Congress on Information Technology (WCIT) será realizada de 3 a 5 de outubro, no Centro de Convenções Internacional do Brasil, em Brasília. O WCIT Brasil 2016, que é o mais importante encontro do mercado de Tecnologia da Informação no mundo. Promovido pela WITSA, terá entre os participantes grandes líderes empresariais, autoridades, investidores e acadêmicos que virão para discutir temas relevantes para o setor e fechar negócios.

O encontro teve sua última edição realizada na cidade de Guadalajara, no México. Participaram três mil pessoas de 73 países. Foram 107 palestras, 14 painéis, 10 apresentações, 14 workshops e 11 eventos especialmente desenvolvidos para interação social. A área de exibição contou com 11 pavilhões internacionais, 52 expositores da área de TI e mais de mil negócios foram fechados durante a feira.

A edição brasileira prevê receber cerca de três mil visitantes oriundos de 82 países, 60 palestras e 400 rodadas de negócios.

Entre os participantes já confirmados estão lideranças do mundo da tecnologia como:

  • Dr. Vincent Cerf (criador do protocolo TCP/IP, é um dos criadores da Internet e hoje é vice-presidente do Google);
  • Prof. Soumitra Dutta (reitor da Cornell University, é o responsável pelo Global Innovation Index do Fórum Econômico Mundial);
  • Dra. Hanne Melin (diretora do Ebay para Oriente Médio e África e conselheira da União Européia para Empreendedorismo Digital);
  • Sr. Sean McCormack (diretor de TI da Harley Davidson);
  • Dra. Rhonda Vetere (diretora de TI do gigante grupo de cosméticos Esteé Lauder), entre outros

“As melhores cabeças do mundo da TI estarão presentes nesse encontro. Os vencedores do WEDS terão uma grande oportunidade de fazer network com grandes empresas e importantes líderes que vêm a esse evento em busca de inovação e de bons negócios”, finaliza Humberto Luiz Ribeiro.

INSCRIÇÕES PARA A COMPETIÇÃO WEDS ATÉ 10-Agosto no site wcit2016.com/weds.

Rolar para cima