Apenas 12% das corporações usam IA em nível de maturidade

O estudo “The Art of AI Maturity: Advancing from Practice to Performance”, realizado pela Accenture, identificou que apenas 12% das organizações está utilizando a Inteligência Artificial (IA) em um nível de maturidade que alcança uma forte vantagem competitiva. O levantamento revela estratégias para o sucesso da IA ​​por meio de uma estrutura holística, que inclui um novo índice para expressar a maturidade da IA ​​da empresa em uma escala de 0 a 100.

De acordo com a pesquisa, a maturidade da IA ​​é o grau em que as organizações superam seus pares em uma combinação de recursos fundamentais e diferenciados relacionados à IA. Esses recursos incluem a tecnologia – dados, IA, Nuvem – bem como estratégia organizacional, IA responsável, patrocínio de C-suite, talento e cultura.

A análise mostra ainda que a maioria das empresas (63%) são experimentadores de IA, mal arranhando a superfície do potencial da IA ​​com uma pontuação de maturidade de apenas 29. Inovadores de IA (13%), pontuando 50, e Construtores de IA (12%), com 44 , estão um pouco avançados em seu nível de maturidade em IA, mas ainda estão deixando o valor total da IA ​​inexplorado.

A pesquisa coloca a maturidade mediana da IA ​​das organizações em uma pontuação moderada de 36, revelando que a maioria das empresas tem oportunidades significativas para gerar maior valor com a IA. A pesquisa destaca um pequeno grupo (12%) de organizações que já usam IA para superar seus concorrentes. Este grupo é apelidado de AI Achievers, com uma pontuação de 64 na escala de maturidade, quase o dobro de outros e correlacionando com um crescimento de receita 50% maior do que seus pares.

Independentemente do setor, o impacto da IA ​​nas empresas está crescendo e se acelerando. As maiores empresas do mundo que discutiram IA em suas chamadas de ganhos em 2021 tiveram 40% mais chances de ver o preço de suas ações aumentar – acima dos 23% em 2018. Além disso, os investimentos em IA estão aumentando. Em 2021, 19% das empresas pesquisadas usaram mais de 30% de seus orçamentos de tecnologia para projetos de IA. Até 2024, a porcentagem de organizações que investem mais de 30% de seus orçamentos de tecnologia em IA aumentará para 49%.

Na visão de Sanjeev Vohra, líder global de Applied Intelligence da Accenture, “adotar a IA em escala e incorporá-la mais profundamente em todos os aspectos dos negócios não é mais uma escolha, mas uma necessidade e oportunidade para todos os setores, organizações e líderes. Embora a ciência da IA ​​seja inovadora e inspiradora, aproveitá-la totalmente é uma arte que os líderes devem praticar continuamente”.

Confira algumas das conclusões:

– As empresas de tecnologia já têm uma alta pontuação de maturidade de IA de 54, que aumentará moderadamente para 60 em 2024, mas ainda as posicionam no auge da maturidade de IA em todos os setores.

– Em contraste, montadoras e fornecedores saltarão de 39 moderados hoje para 57 em dois anos, apostando em um aumento significativo nas vendas de veículos autônomos movidos a IA.

– Da mesma forma, as empresas de varejo evoluirão em sua maturidade de IA de 38 hoje para 54 em 2024. Notavelmente, muitas empresas de varejo mostram um compromisso mais profundo com a transformação da IA ​​do que outros setores. A Walgreens Boots, como parte de seus esforços para criar uma organização mais orientada a dados que possa oferecer aos clientes serviços digitais altamente personalizados, migrou de bancos de dados legados para bancos de dados e análises avançadas em Nuvem. A empresa também construiu mais de 100 produtos de IA de alto valor que criam perfis detalhados de clientes e ajudam a otimizar melhor o estoque e os preços.

Clique aqui para acessar o conteúdo do estudo da Accenture.

plugins premium WordPress
Rolar para cima

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, aperfeiçoar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo.        

Gerenciar preferências de cookies

A maioria dos sites da Softex usa cookies. Cookies são pequenos arquivos de texto gravados no dispositivo para armazenar dados que serão usados posteriormente pelos servidores Web. A Softex e nossos parceiros usam cookies para lembrar suas preferências e configurações e analisar como os nossos sites estão funcionando. Para obter mais informações, consulte nosso guia de Política de Privacidade.

FuncionalAs informações coletadas por meio destes cookies são utilizadas para melhorar e personalizar a experiência do usuário, sendo que alguns cookies podem, por exemplo, ser utilizados para lembrar as preferências e escolhas do usuário, bem como para o oferecimento de conteúdo personalizado.

Google AnalyticsPermitimos que terceiros usem cookies de análise para entender como você usa nossos sites e como podemos melhorá-los. Isso também permite que terceiros possam desenvolver e aprimorar seus produtos, os quais podem ser usados em sites que não pertencem ou não são operados pela Softex. Por exemplo, eles são utilizados para coletar informações sobre as páginas que você visita e quantos cliques são necessários para realizar uma tarefa.

Mídias sociaisAssim como terceiros, usamos cookies de mídias sociais para mostrar anúncios e conteúdo com base nos perfis de redes sociais e na atividade em nossos sites. Eles são empregados para conectar sua atividade em nossos sites aos perfis de redes sociais para que os anúncios e o conteúdo visualizados em nossos sites e nas mídias sociais possam refletir melhor seus interesses.

Google AdwordsAssim como terceiros, usamos cookies de publicidade e marketing para mostrar novos anúncios após registrar os anúncios que você já viu. Eles também são utilizados para rastrear os anúncios nos quais você clica e mostrar anúncios mais relevantes para você. Por exemplo, eles são usados para detectar quando você clica em um anúncio e para mostrar anúncios com base em seus interesses nas mídias sociais e no histórico de navegação do site.

OutrosEventualmente, outros tipos de dados não previstos expressamente nesta Política de Privacidade poderão ser coletados, desde que sejam fornecidos com o consentimento do usuário, ou, ainda, que a coleta seja permitida com fundamento em outra base legal prevista em lei. Em qualquer caso, a coleta de dados e as atividades de tratamento dela decorrentes serão informadas aos usuários do site.