Pesquisar
Close this search box.

Ariane Reiser lança guia sobre Inteligência Artificial com colaboração feminina para inspirar novas gerações

Em um cenário global onde cerca de 40% das publicações sobre Inteligência Artificial (IA) estão concentradas na China, 30% nos Estados Unidos e o restante distribuído pelo mundo, uma disparidade preocupante chama atenção: apenas 3% a 4% dos autores são mulheres.

Essa realidade, somada à complexidade técnica do tema e à escassez de conteúdos diversos e acessíveis, motivou Ariane Reiser a escrever o livro “E a AI para que serve: um guia de inteligência artificial para curiosos com casos práticos”. A autora é palestrante, escritora, consultora e pesquisadora especializada em transformação digital. Certificada pelo MIT em Designing and Building AI Products and Services.

A obra chega em um momento oportuno, no qual a discussão sobre IA e sua regulamentação está em alta, especialmente no Brasil. Com uma abordagem inovadora, o livro busca desmistificar a inteligência artificial, explicando conceitos técnicos de maneira acessível, ideal para curiosos e iniciantes no assunto.

Seu diferencial está na abordagem didática e inclusiva, que inclui uma linha do tempo detalhada, resumindo a evolução de mais de 70 anos da inteligência artificial. Além disso, ilustrações e diagramas enriquecem o conteúdo, tornando o aprendizado mais visual e compreensível para leitores não técnicos.

Mais do que apresentar o que é IA, o livro oferece uma perspectiva prática sobre como utilizá-la. Um coletivo feminino, composto por executivas de diferentes áreas, compartilha casos reais de aplicação da IA em seus respectivos campos: Cintia Barcelos, Clarissa Vieira, Claudia Marquesani, Darlene Fasolo, Fernanda Jolo, Inaray Sales, Maria Eliza Flores, Patrícia Maranguello, Paula Rabello, Pétala Tuy, Sabrina Zaremba, Silviane Rodrigues e Tania Liberman.

Essa iniciativa tem como objetivo educar e inspirar futuras gerações de mulheres a seguirem carreiras em STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática) e no campo da inteligência artificial, incentivando mais meninas e mulheres a se interessarem por esse universo, contribuindo para reduzir a desigualdade de gênero no setor e construir um futuro mais diverso e inclusivo.

Para saber mais sobre o livro, clique aqui.

Ariane Reiser

Por Karen Kornilovicz
Agência Softex

plugins premium WordPress
Rolar para cima